Com este site, pretendo  expor alguns documentos emitidos pela chamada “comunidade de informações” da ditadura militar que tiranizou nosso País de 1964 à 1985.

Documentos Revelados é resultado de alguns anos dedicados à pesquisa nos arquivos estaduais, arquivos das delegacias da Polícia Federal de Foz do Iguaçu, no Arquivo Nacional e no Arquivo do Superior Tribunal Militar.

Constam do site DR, mandados de prisão, informes,radiogramas, ofícios recebidos e expedidos, dossiês,relatórios e outros tipos de documentos produzidos pela burocracia policial. Reconheço que esta busca é tardia, pois no Brasil, ao contrário de outros países, os arquivos da repressão, além de não serem totalmente acessíveis,  foram abertos fora do tempo apropriado. A nossa Lei da Anistia, além de ter permitido a devolução dos direitos civis e políticos aos perseguidos pela ditadura, beneficiou os torturadores e serviu também ao propósito do esquecimento do passado.O resultado desta dubiedade é o fato de que enquanto as vítimas precisam remexer nos arquivos para que suas histórias sejam reconstruídas, os algozes e seus cúmplices fazem de tudo para que o passado permaneça intacto e possam, assim, terminar em paz os seus dias. Estão normalmente dispostos a pagar aintocabilidade do passado, com o seu próprio esquecimento pela História.

Entendo que os documentos dos arquivos da ditadura devem ser vistos com o olho crítico da dúvida, pois foram escritos por pessoas treinadas para mentir, contrainformar, caluniar, prender, torturar e matar.
Espero que Documentos Revelados contribua para a compressão dos acontecimentos das décadas passadas, dos métodos de controle usados pelo Estado Policial e estimule os visitantes a ter um compromisso ativo com a democracia.

Aluízio Palmar

O site documentos revelados é uma produção da

Editora Grampo Ltda
CNPJ: 003.481.088/0001-07
Inscrição Estadual: Isento
Rua Piraí, 1214 – Libra
85857-640 – Foz do Iguaçu – PR

CNPJ: 003.481.088/0001-07

Editor:  Aluízio Palmar