ALN Forças Armadas Resistência

CONTATO DE ZÉ DIRCEU NO PARANÁ, IVO SOOMA VIVIA NO OLHO DO FURACÃO

IVO SHIZUO SOOMA, formou-se pela Faculdade do Largo de São Francisco (USP) e chegou em Umuarama,  interior do Paraná no início da década de 1960. Foi um dos primeiros advogados de Umuarama e participou ativamente da implantação da OAB na região. Foi seis vezes vice-presidente e quatro vezes presidente da subseção (gestão 1979-80, 1987-88, 1989-90, 1991-93).

Em 1975, durante a fase de chumbo da ditadura que manchou a história do Brasil, foi criada a Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil na cidade de Umuarama. E ali já estava o advogado Ivo Sooma como o primeiro Secretário da Diretoria. Nas eleições seguintes, passou a ocupar a Vice-Presidência da Subseção, cargo que exerceu de 1976 a 1986, quando foi eleito Presidente. Reeleito em 1988 e 1990, jamais se afastou dos serviços voluntários junto a esta Subseção, tendo presidido durante quatro anos a Banca Examinadora do Exame de Ordem.

É conhecida de todos a sua entrega pessoal em favor dos mortos e desaparecidos pela violência da ditadura, sendo de sua exclusiva responsabilidade a procura exaustiva e o encontro dramático dos restos mortais de nosso colega ARNO PREISS, assassinado por beleguins do sátrapa de plantão e sepultado como indigente desconhecido nos confins do Brasil.

Documento emitido pela 5ª CIA de Fronteira

ACERVO ARQUIVO PÚBLICO DO PARANÁ

http://pt.scribd.com/doc/118525041

Você também pode gostar...

3 comentários

  1. Sebastião Costa de Souza diz:

    Gostaria e saber notícias atuais do colega IVO SHIZUO SOOMA colaborador e estagiário do “Departamento Jurídico do C.A.” – Setembro 1960 da Faculdade de Direito da USP – Largo São Francisco.

    1. Ivo Sooma faleceu há alguns anos

  2. Sebastião Costa de Souza diz:

    Ivo, Dê-me informações a seu respeito. Se possível também de outros colegas do Departamento Jurídico na Praça João Mendes, 62 – 17º andar dos anos de 1960. Eu fui um dos acusadores e você um dos defensores. 4 x 3 pela absolvição. Já estou com 87 anos, sou casado tenho 5 filhos e 13 netos. O tempo voou!!! Abraços Sebastião Costa de Souza. Recorde a “Revista do Departamento Jurídico do C.A. XI de Agosto” 1960.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.