Outras épocas

Investigação em torno de uma mala

Quando em 1939 foi iniciada a segunda guerra, o Brasil prudentemente manteve-se neutro, pois o governo brasileiro nesta época mantinha boas relações com a Alemanha e a Itália, sendo que a tendência junto com os países do Prata, Argentina e Uruguai, era de manter uma situação de neutralidade, o que economicamente mais tarde foi muito favorável a estes países.

No entanto, a marinha brasileira mantinha contrato participando ativamente com o comércio americano. Após ataques contra navios brasileiros e início de manifestações populares, o governo é forçado a reconhecer o estado de guerra contra a Alemanha, em 22 de agosto de 1942.

Com a participação ativa do Brasil na 2º Guerra, verificou-se que a aversão crescera contra os teuto-brasileiros no Brasil, tornando-se um fato comum o sofrimento de muitos brasileiros de sangue alemão pelas perseguições sofridas, na maioria das vezes totalmente infundadas.

Segundo o relatório do DOPS de 1943, foram tomadas no Brasil, nesta época, sérias medidas quanto à nacionalização dos três estados do sul do Brasil, o que contribuiu para tornar a dissolução da cultura alemã um fato evidente nesta época.

Depois de 10 de novembro de 1937, foram fechadas ou nacionalizadas todas as escolas e associações alemãs, tomando as associações nomes no idioma português. Os presidentes dessas associações passaram a ser brasileiros indicados pelo exército e os estatutos ditados por agentes da comissão nacionalizadora.

Muitos dos clubes que possuíam bibliotecas, com a maioria do seu acervo em alemão, tiveram estas obras confiscadas e muitas desapareceram ou foram queimadas.

Documentos Revelados

Telegrama de Fritz para Guilherme Mauler

Informe do Inspetor  Humberto Martins, d a Delegacia de Ordem Política e Social do Paraná

 

A correspondência recebida do exterior na época era censurada e muitas pessoas foram presas e responderam a inquéritos por simples cartas de parentes.

É preciso ressaltar que a Auslander Organization der Nazi Partei, a organização do Partido Nazista no exterior, chegou a contar com representatividade em 17 países , sendo que no Brasil somou um grande número de filiados.

Nos arquivos públicos estaduais e no Arquivo Nacional é possível encontrar documentos que retratam muito bem as paranóias e perseguições ocorridas na época.

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.