Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR8) é uma organização política de ideologia socialista que participou da luta armada contra a ditadura militar brasileira e tinha como objetivo a instalação de um Estado socialista no Brasil. Surgida em 1964 no meio universitário da cidade de Niterói, no Estado do Rio de Janeiro, com o nome de Dissidência do Rio de Janeiro (DI-RJ) foi depois rebatizada em memória ao dia em que Ernesto “Che” Guevara foi capturado, na Bolívia, em 8 de outubro de 1967.
Resultado de uma cisão na seçao fluminense do Partido Comunista Brasileiro, a DI-RJ (a partir de 1967, MR-8) atuou em várias ações do movimento estudantil e do início da luta armada, em 1968. Desarticulada pela repressão da ditadura no início de 1969, parte de seus membros se integaram ‘a Vanguarda Popular Revolucionária e os demais preferiram ter atividades políticas fora das organizações.
Em setembro de 1969, a Dissidência Comunista da Guanabara , juntamente com a Ação Libertadora Nacional realizou o sequestro do embaixador norte-americano no Brasil, Charles Burke Elbrick.
No momento de assinar o manifesto e com objetivo de desmoralizar e confundir a ditadura militar, que meses antes havia anunciado publicamente a destruição do grupo (no caso, era a Dissidência de Niterói). A DIGB rebatizou-se como MR-8.
Como consequência das prisões e mortes em combate e na tortura de seus militantes, a maioria do MR8 se retirou para o Chile em 1972, sendo o grupo reestruturado posteriormente com outras orientações. A preferência por ações armadas deu lugar à atuação política, e o MR8 foi abrigado no MDB, tendo Orestes Quercia como principal liderança. O grupo passa a editar o periódico Hora do Povo.
O MR8 continua atuando até os dias de hoje, junto a diversas organizações políticas, como corrente no PMDB, sindicais (inicialmente na CGT, atualmente na CGTB; e estudantis, tendo seus militantes participado de diversas diretorias da UNE. O seu braço juvenil é a Juventude Revolucionária Oito de Outubro (JR-8). Atualmente, organiza-se como o Partido Pátria Livre.
O documento anexado fala do monitoramento no ano de 1982, de membros dessa terceira versão do MR8.
MILITANTES DO MR-8/SP
CENTRO DE INFORMAÇÕES DO EXÉRCITO
AZ/COMAR-4
AC/SNI-CIM –CI/DPF
INFORME 0317/235/CISA-RJ
12NOV1982