Forças Armadas Foz do Iguaçu Fundo Foz do Iguaçu Ministérios SNI

O DIFÍCIL E TORTUOSO CAMINHO, PARA A ESCOLHA DO SUCESSOR DO CORONEL VIANNA NA PREFEITURA DE FOZ DO IGUAÇU

Com a renúncia do coronel Clóvis Cunha Bueno, ao cargo de prefeito de Foz do Iguaçu, foi encerrado o ciclo de militares nomeados para o cargo de Chefe do Poder Executivo Municipal.

Foi a partir damobilização da sociedade e dos políticos locais que abriu-se a possibilidade da noeação de um civil para prefeito. No processo de escolha os partidos PMDB e PDS tomaram a frente e apresentaram seus nomes. Por foran havia o indicado pelaItaipu Binanciaonal

Os documentos em anexo, mostram como aconteceu a escolha do sucessor do Coronel Vianna, com todos os seus desdobramentos.

E 1965, os partidos políticos foram extintos pelo Ato Institucional nº 2, e a partir de 1968 os prefeitos de regiões consideradas “Áreas de Segurança Nacional”, como Foz do Iguaçu, passaram a ser nomeados.

Esses municípios considerados “Áreas de Interesse da Segurança Nacional” foram nominados pela Lei n° 5449, de 4 de junho de 1968. Isso significava que, em 1969, quando ocorressem eleições municipais, nesses locais só aconteceriam eleições para a escolha de vereadores

O DIFÍCIL E TORTUOSO CAMINHO, PARA A ESCOLHA DO SUCESSOR DO CORONEL VIANNA NA PREFEITURA DE FOZ DO IGUAÇ

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.