capa Dissertações e Teses

Os Grupos dos Onze no Paraná: Trajetórias

Os Grupos de Onze Companheiros ou Comandos Nacionalistas, foram grupos organizados no período pré-golpe militar de 1964, em toda as regiões do Brasil, com base nos discursos do político trabalhista Leonel Brizola, que “clamava” pelo apoio popular num contexto de tensão social e econômica que o país vivia. No entanto, pouco se explorou sobre a organização destes grupos no estado do Paraná. Quem eram esses sujeitos? O que defendiam? Sofreram represálias por parte dos órgãos de repressão ditatoriais? Os documentos produzidos e apreendidos pela Delegacia de Ordem Política e Social do Paraná, presentes no Arquivo Público Estadual nos permitirão, a partir de uma análise crítica, compreender melhor a organização e intenção destes sujeitos que se vinculavam aos Grupos de Onze Companheiros convocados por Brizola, num contexto de avanço dos discursos nacionalistas e da possibilidade de se aplicar as reformas de base propostas pelo governo João Goulart, em especial a defesa da reforma agrária, que surgia como uma alternativa às precárias condições de vida no campo.

Palavras-chave: Nacionalistas; Reforma Agrária; Leonel Brizola.

 

 

PDFs

 Dissertação de Luana Pradela

Aluizio Palmar

Aluízio Ferreira Palmar, nasceu em 24 de maio de 1943, em São Fidélis, Estado do Rio de Janeiro. Em sua juventude estudou na Universidade Federal Fluminense e, devido à sua militância revolucionária foi preso e banido do país, após ter sido trocado, juntamente com outros 69 presos políticos pelo Embaixador da Suíça no Brasil. Depois de passar oito anos entre o exílio e a clandestinidade, deu início, após a Anistia Política, a carreira jornalística que completou 50 anos.
Aluízio Palmar foi consultor da Comissão Nacional da Verdade e da Comissão estadual da Verdade do Paraná, tendo seu trabalho de pesquisador dado origem ao site Documentos Revelados

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.