Dissertações e Teses

Gernote Kirinus: Religião, política e lutas pela terra no Oeste Paranaense (1970-1980)

Essa pesquisa buscou analisar, a partir da trajetória de um militante social, o contexto sócio histórico do Oeste paranaense, durante o período de 1970 a 1980. Assim, tomando como ponto de partida a atuação de Gernote Kirinus, buscamos compreender as lutas sociais que marcaram a região Oeste do Paraná, na época. Além disso, o tema da relação entre política e religião, também foi objeto de análise, uma vez que Kirinus era pastor vinculado à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). Não foi a intenção elaborar uma biografia do pastor, pelo contrário, a partir da sua vivência e atuação, buscamos discutir e analisar as mobilizações realizadas pelos camponeses da região contra o processo de expropriação que acompanhou a construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu e o estabelecimento de novos padrões para agricultura brasileira, via execução do projeto de modernização de agricultura. Chamamos atenção neste caso, o fato de que inicialmente a atuação de Kirinus tinha um sentido religioso, mas na medida em que os conflitos na região ganharam grandes proporções, ele rompeu com as fronteiras do campo religioso e passou a atuar mais diretamente no campo político. Circunstância que fica mais visível quando Gernote Kirinus, em 1978 é eleito deputado estadual pelo MDB. Momento a partir do qual passou a ter atuação destacada e conturbada, a qual ainda é pouco conhecida.
Palavras-chave: Religião. Luta pela Terra. Política.

PDFs

 Dissertação de Fabiana Chaparini

Aluizio Palmar

Aluízio Ferreira Palmar, nasceu em 24 de maio de 1943, em São Fidélis, Estado do Rio de Janeiro. Em sua juventude estudou na Universidade Federal Fluminense e, devido à sua militância revolucionária foi preso e banido do país, após ter sido trocado, juntamente com outros 69 presos políticos pelo Embaixador da Suíça no Brasil. Depois de passar oito anos entre o exílio e a clandestinidade, deu início, após a Anistia Política, a carreira jornalística que completou 50 anos.
Aluízio Palmar foi consultor da Comissão Nacional da Verdade e da Comissão estadual da Verdade do Paraná, tendo seu trabalho de pesquisador dado origem ao site Documentos Revelados

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.