A Apelação 39.544 (Guanabara), foi julgada em 17 de maio de 1979. O julgamento resultou em desistências aos recursos ordinários foram homologadas.
Os áudios em anexo, são de sessãao so STM, realizadas em 1977, para julgar apelação dos advogados dos presos políticos e outros indiciados que não foram presos. Trata-se de um documento histórico, publicado em primeira mão pelo site Voz Humana., da OAB e ABI.
O embaixador suíço Giovanni Enrico Bucher foi sequestrado pela VPR (Vanguarda Popular Revolucionária) na rua Conde de Baependi, bairro das Laranjeiras, no Rio de Janeiro, em 7 de dezembro de 1970. No comando da ação, Carlos Lamarca aponta a arma para Bucher que calmamente pede a Lamarca para buscar no Buick da embaixada seus cigarros. Também impassível, Lamarca aceita que o suíço os buscasse. O embaixador pega seus cigarros no banco traseiro do Buick e embarca no Volks dos militantes.
Minutos depois, Lamarca explica para o embaixador que mudariam do Volks para outro carro e o embaixador pergunta o motivo. Lamarca responde que era uma medida de segurança para impedir que alguém tenha anotado a placa do Volks no momento da ação, o embaixador responde: “perfeito!” Antes disso, na abordagem ao carro de Bucher, seu segurança, Hélio Araújo de Carvalho, reage, é ferido e morre mais tarde no hospital.
Apoie o Documentos Revelados
Desde 2005 o site Documentos Revelados faz um trabalho único no Brasil de garimpo de documentos do período da ditadura. Ele é dirigido, editado e mantido no ar por uma única pessoa, Aluízio Palmar.
Contribuindo para manter o Documentos Revelados você ajuda a história a não ser esquecida e que nunca se repita.
Copie esta chave PIX, cole no aplicativo de seu banco e faça uma doação de qualquer valor: