Nesse documento da Secretaria de Segurança Pública, datado em 23 de Outubro de 1972, consta anexado uma carta enviada pelas forças guerrilheiras do Araguaia a um Deputado Federal.
O movimento guerrilheiro do Araguaia formou-se entre militantes do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) no final da década de 1960, e tinha como objetivo fomentar a revolução socialista baseada em experiências vitoriosas como a Revolução Cubana e a Chinesa.
Na carta, o grupo relata a perseguição que vinha sofrendo pelas forças armadas no qual numerosas tropas ali encontram-se com o objetivo de eliminá-los, assinalam também a violenta repressão que recaia sobre os moradores da região, discorrem sobre as duras condições de vida na região e enfatizam o objetivo de sua luta, derrubar o regime militar.
Infelizmente, após o governo brasileiro tomar conhecimento do grupo, no início de 1972, rapidamente combateu o movimento, assassinando a maior parte dos militantes e aprisionando os sobreviventes. A guerrilha do Araguaia representa um triste marco na história do país, que escracha a repressão e a violência da ditadura militar.
Apoie o Documentos Revelados
Desde 2005 o site Documentos Revelados faz um trabalho único no Brasil de garimpo de documentos do período da ditadura. Ele é dirigido, editado e mantido no ar por uma única pessoa, Aluízio Palmar.
Contribuindo para manter o Documentos Revelados você ajuda a história a não ser esquecida e que nunca se repita.
Copie esta chave PIX, cole no aplicativo de seu banco e faça uma doação de qualquer valor: