DOPS dos Estados

RELATÓRIO POLICIAL SOBRE PRISÃO DE ESTUDANTES EM SANTA CATARINA

Carta aberta “Ao Povo Catarinense”, contra a condenação de sete estudantes no episódio da visita do general Figueiredo à Florianópolis em 30.11.1979 e relatório de informante sobre reunião de solidariedade aos presos.

As prisões dos estudantes ocorreu durante  a grande manifestação popular ocorrida no movimentado centro de Florianópolis.

Em tal dia, o General Figueiredo foi à capital Catarinense para participar de diversas solenidades oficiais.A recepção ao presidente-general foi organizada por arenistas que tentaram de todas as formas camuflar o ambiente hostil que se formou na cidade.

Funcionários públicos foram constrangidos a ir à praça recepcionar o presidente e também a comprar ingressos para a churrascada organizada pelos Arenistas.

Na praça 15 de Novembro, Figueiredo foi  vaiando por  uma manifestação estudantil, com cerca de 4 mil pessoas, organizada pelo Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina. A manifestação foi abafada pela Polícia Militar, resultando em muita confusão e violência.

ACERVO ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ
Órgão emissor do documento: Secretaria de Estado de Segurança Publica do Parana
Data de emissão do documento: 24 de abril de 1981

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.