Mulheres SNI

SNI gravou Encontro Estadual de Mulheres, realizado em Curitiba em 1981

O documento confidencial do Serviço Nacional de Informações (SNI), da agência de Curitiba, é datado de 14 de dezembro de 1981 e trata de informações coletadas durante o Encontro Estadual de Mulheres, realizado em Curitiba/PR no dia 13 de dezembro do mesmo ano. O evento teve como objetivo discutir e organizar o congresso previsto para 1982.

Entre os nomes das participantes do evento, o documento também registra as principais discussões ocorridas. Entre as pautas abordadas, destacam-se: defesa da convocação de uma Constituinte, melhores salários, creches para mulheres trabalhadoras, queda do governo vigente, repúdio ao pacote eleitoral, combate à carestia e aumento do orçamento destinado à Educação. As participantes conclamaram a união de todos para a derrubada do regime ditatorial então vigente.

No arquivo, é possível encontrar também anexos de panfletos e jornais distribuídos durante a reunião, como: o panfleto intitulado “As Lutas das Mulheres”; o jornal “Nicarágua – A Guerra Não Acabou”; os panfletos “Pasta \ Violência” e “A Mulher e a Culpa”, além de um panfleto com músicas e palavras de ordem.

Este documento evidencia como, mesmo sob o controle e vigilância da ditadura militar, mulheres organizadas ousaram se reunir, debater e propor transformações sociais profundas. A presença do SNI nesse encontro revela o medo do regime diante da mobilização popular.

Apoie o Documentos Revelados

Desde 2005 o site Documentos Revelados faz um trabalho único no Brasil de garimpo de documentos do período da ditadura. Ele é dirigido, editado e mantido no ar por uma única pessoa, Aluízio Palmar.

Contribuindo para manter o Documentos Revelados você ajuda a história a não ser esquecida e que nunca se repita.

Copie esta chave PIX, cole no aplicativo de seu banco e faça uma doação de qualquer valor:

palmar64@gmail.com

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.