Movimento Estudantil na década de 60
O vídeo anexo, eu recebi
Tocador de vídeo
00:00
00:00
Movimento Estudantil na década de 60
O vídeo “Os oito universitários”, eu recebi de minha velha e querida amiga Tania Roque, companheira do movimento estudantil do Rio de Janeiro.
Ela resgatou o vídeo, produzido em 35 mm por Cacá Diegues, que anos depois se consagrou como cineasta. Trata-se de um importante documento daqueles anos, quando nós tínhamos estrelas nos olhos e queríamos assaltar os céus.
Apoie o Documentos Revelados
Desde 2005 o site Documentos Revelados faz um trabalho único no Brasil de garimpo de documentos do período da ditadura. Ele é dirigido, editado e mantido no ar por uma única pessoa, Aluízio Palmar.
Contribuindo para manter o Documentos Revelados você ajuda a história a não ser esquecida e que nunca se repita.
Copie esta chave PIX, cole no aplicativo de seu banco e faça uma doação de qualquer valor:
[…] OS OITO UNIVERSITÁRIOS. VÍDEO HISTÓRICO DO MOVIMENTO ESTUDANTIL DA DÉCADA DE 60 […]
Que ótimo resgaste… Como estarão as outras sete pessoas. Rende um próximo doc.
Uma jóia. Deu vontade de correr atrás das histórias dos 8 pós-documentário.
Belíssimo trabalho. Precisa ser mais e mais divulgado!
Vi o documentário e me pareceu ter sido filmado na PUC porquê reconheci as pilastras. É um registro emocionante. Era universitário naquele ano de 67 (estudava sociologia e economia) quando inclusive conheci o Cacá apresentado por sua irmã Madalena minha colega. Me lembro que queria falar de cinema e ele só fazia perguntas sobre o movimento estudantil da nossa faculdade. Ao final me deu um convite para a pré estréia de DEUS E O DIABO NA TERRA DO SOL do Glauber Rocha. A sessão foi uma comoção , um transe coletivo. Voltando ao documentário marcante e cheio de esperanças de uma geração que queria mudar o mundo.
Paulo Thiago, cineasta.
Prá mim uma lição!!!
Que maravilha descobrir esse registro de jovens idealistas..Parabens pelo resgaste do filme
Ceci Lohmann
Bacaníssimo.
Emocionante!! Sou 10 anos mais novo que essa geração. Eles eram universitários e eu aluno do ginasial. Assim, conheci mais não participei. Menor só sai de casa sozinho para o Colégio. Foi uma geração de um humanismo e de uma solidariedade fantástica. Mas foram massacrados pela ditadura. É difícil conter as lágrimas.
Nesse pequeno filme a gente vê claramente os estudantes cariocas engajados nas questões políticas sociais daquela época, 1967. Lamentável ver a alienação dos estudantes brasileiros atualmente, 2021.
conheço a TANIA ROQUE, ELA É AMIGA de minha mãe
tania roque está internada, mas vou ver o que ela tem e te falo
Bravo Aluízio!! Teu trabalho é ótimo!!! Por MVJ Reparação!
Registro extraordinário.