Com 13 depoimentos, dos quais 11 de pessoas perseguidas, cassadas, presas e torturadas no período da ditadura militar do Rio Grande do Sul e no Brasil, o relatório final da Subcomissão da Memória, Verdade e Justiça foi lançado nesta segunda-feira na Sala de Convergência Adão Pretto da Assembleia Legislativa. O documento foi apresentado pela Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, por meio da Subcomissão da Memória, Verdade e Justiça. O relatório final foi elaborado pelo deputado Pedro Ruas .
A solenidade contou com a presença de depoentes na Subcomissão e militantes dos direitos humanos. A cerimônia, iniciou com o cantor Raul Ellwanger que interpretou a música “Eu só peço a Deus”, de León Gieco. O deputado Pedro Ruas disse que a data desta segunda, escolhida para o lançamento do livro, marcou os 54 anos da edição do Ato Institucional nº 1, criado para “legalizar” a barbárie no país. “A ditadura Militar no Brasil começou violenta e logo se tornou cruel”, explicou. Ele relatou episódios do início do período, como a morte do comandante da Base Aérea de Canoas e do sequestro e assassinato do sargento Manoel Raymundo Soares, em 1966, depois conhecido como o caso das Mãos Amarradas.
Apoie o Documentos Revelados
Desde 2005 o site Documentos Revelados faz um trabalho único no Brasil de garimpo de documentos do período da ditadura. Ele é dirigido, editado e mantido no ar por uma única pessoa, Aluízio Palmar.
Contribuindo para manter o Documentos Revelados você ajuda a história a não ser esquecida e que nunca se repita.
Copie esta chave PIX, cole no aplicativo de seu banco e faça uma doação de qualquer valor:

