A campanha educativa “Acelerando mudanças: seja a mudança que quer ver no mundo”, desenvolvida pela Itaipu Binacional e pelo Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros, de 20 de março a 30 de abril, impactou uma população superior a 127 mil pessoas em 55 municípios do Paraná e 14 do Mato Grosso do Sul.
O trabalho foi desenvolvido no contexto das comemorações do Dia Mundial da Água (22 de março) e viabilizado pelo convênio Linha Ecológica: Educação para Sustentabilidade e Desenvolvimento Cultural do Território.
De acordo com a organização, o objetivo da campanha foi “convidar as pessoas a repensarem suas atitudes em relação ao uso e consumo de água em casa, na escola, na comunidade, enfim, nas suas vidas, assumindo o compromisso de mudanças nas ações de trato da água”.
Para reforçar a conscientização, uma animação com a Fábula do Beija-Flor – proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU) – foi divulgada em redes sociais e escolas da rede pública dos dois Estados.
A campanha também promoveu atividades como distribuição de kits escolares para catadores, cursos de formação de lideranças jovens para o protagonismo e a apresentação do segundo episódio da série Prosa Rural, com informações sobre a preservação e recuperação de nascentes e a importância da mata ciliar para a bacia hidrográfica.
“A campanha se tornou de extrema importância para o município principalmente pelos materiais propostos, assim como a didática empregada aos diversos assuntos relacionados ao Dia Mundial da Água, seja para os alunos como para a população em geral”, disse Ricardo Zenatti, gestor municipal de educação ambiental de Nova Aurora.
“Achamos a campanha inovadora e atrativa para os alunos e para as famílias. Obtivemos uma aceitação boa, alcançando assim os objetivos propostos”, completou Ivani Reinehr Pauli, gestora de educação ambiental de Missal.
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