https://public.tableausoftware.com/views/10-12-2014_comissao-verdade/infoFinal?:showVizHome=no
LISTA OFICIAL DE TORTURADORES DA DITADURA MILITAR
Apoie o Documentos Revelados
Desde 2005 o site Documentos Revelados faz um trabalho único no Brasil de garimpo de documentos do período da ditadura. Ele é dirigido, editado e mantido no ar por uma única pessoa, Aluízio Palmar.
Contribuindo para manter o Documentos Revelados você ajuda a história a não ser esquecida e que nunca se repita.
Copie esta chave PIX, cole no aplicativo de seu banco e faça uma doação de qualquer valor:
Ismar Moura Romariz, notório torturador em Apucarana Pr, capitão do exercito aposentado como Coronel desfila pela praia de Ipanema sem nunca ter sido punido por seus crimes. Tem endereço ocultado e o proprio exercito o acobertou.
Bom dia. Estou ajudando um amigo a descobrir se o tio foi um torturador. Depois da morte investigamos diversos documentos e comportamentos que indicam muito que ele poderia ter sido um torturador. Como faço para investigar melhor isso? O nome dele não aparece nessas listas oficiais. Obrigada.
São vários os caminhos a serem seguidos numa investigação. Acho que posso ajudar.
Caro Aluízio Palmar, gostaria de tirar algumas dúvidas com o senhor sobre documentos da ditadura. O senhor tem um email para conversarmos melhor? Segue abaixo o meu.
Abraço.
Flávio.
Olá Flávio, meu email é palmar64@gmail.com
acima,onde se lê “torturados” o correto é “torturadores”.
Vivi a época da ditadura.Incrível com alguns idiotas ainda defendem este período odioso da história do país.Pela leitura de seus textos e erros de português nota-se que são analfabetos funcionais.Papagaios que devem repetir o que escutam de idiotas semelhantes.Ler é a única saída para conhecer aquela época para quem não a viveu.Senão seremos sempre obrigados a ler o que estes patranhas escrevem.Mas para muitos ler dá dor de cabeça.Sobre os torturados,deveriam a muito terem sido justiçados.Eternamente acobertados por nossas “autoridades” e recebendo aposentadorias pagas com nossos impostos.
O mais impressionante e’a cara de pau dos descendentes desta escoria que ao inves de se envergonhar dos crimes de seus parantes, ficam com ameaças de processo contra quem tem coragerm de divulgar esta lista. Parabens a quem publicou, os coxinhas de 1964 querem voltar em 2016.
GIL LESSA DE CARVALHO………..se já é falecido é outro problema.porém com oficial da FAB no PARASAR não passou de um relés submisso ao Brigadeiro Burnier. Ele o o vil Capitão Guaranys se prestaram ao triste papel que a história reserva aos covardes.
Fui sargento do Parasar com muita honra e não reconheço nestes dois canalhas autoridade alguma.
Caro Antonio, vc toca em uma pagina de nossa história que não tem apenas vilões, bandidos e mocinhos. Deveríamos ensinar nas escolas as atrocidades cometidas e os responsáveis, não apenas militares. Dar o nome de Carlos Lacerda para uma av. no Rio de Janeiro é uma afronta a democracia. Da mesma forma que deixar cair no esquecimento o nome do Cap. “Sérgio Macaco”, do mesmo PARASAR é igual injustiça pois se houve submissos ao Burnier na pratica de atrocidades houve tb quem se recusou a obedecer e por isso foi perseguido. Ninguém vai poder dizer que ele era comunista, era apenas um oficial de carreira e um ser humano provido de consciência.
Para não perder a viagem que tal os brasileiros conhecerem tb a história de Apolônio de Carvalho.
gostaria que fosse incluido a cidade de Barao de Cocais,mg,onde atrocidades aconteceram com pais de familia,como o saudoso MAMARIO.Ajude a esclarecer sobre os fatos que ai aconteceram.nao se esquecer do padre gerardo magela,elemento falecido,e que existem varios temas sobre a sua atuaçao naqueles tempos.>i
VALEU. Nunca vi uma lista contendo tantos nomes de HERÓIS da sociedade. Mereciam (com algumas exceções), MEDALHAS DE OURO!.
Querem castigar os ditos torturadores da “Revolução”, que tanto fez pelo Brasil, salvando-o do caos. Quanto ao ditos torturados, geralmente filhinhos de papai em busca de aparecer, que assaltaram, também torturaram, mataram e muito mais, estes agora são homenageados com altos cargos políticos, filmes enaltecedores, dinheiro e mais, Que paisinho furreco.
os militares da ditadura torturaram, estupraram, assassinaram e ocultaram os corpos.
Nada mais natural que sejam criminalizados.
É uma questão de justiça.
Gostei de ver a lista contendo tantos nomes de HEROIS DA PÁTRIA. Bem que poderiam todos voltarem. As pessoas de bem agradeceriam.
os militares da ditadura torturaram, estupraram, assassinaram e ocultaram os corpos.
Nada mais natural que sejam criminalizados.
É uma questão de justiça.
To paraphrase, how do you do a search for information sites that fit what I want to check out? Does any body have learned how to BROWSE through blogs and forums by content or anything that on blog writer? . fecccfeebeck
Porque não colocarem também os nomes de guerrilheiros que torturaram e mataram também ?? Seria bom saber quem do outro lado também mataram e torturaram !
Quando leio sobre este período da história do Brasil sempre choro, apesar de não ter vivido isto, li muito sobre as torturas e uma pergunta vem a minha mente, trabalhei com uma pessoa de nome Marciano que se vangloriava de presenciar torturas horrorosas em presas no dops de Juiz de Fora, vocês têm alguma notícia desta pessoa?
Juliana Mendes
Gostei do Site!
A REDE GLOBO É O QUE É HOJE, GRAÇAS AO APOIO TOTAL A DITADURA…
O PIOR DE TUDO ISSO, É QUE FICARAM IMPUNES E OS DIREITOS HUMANOS FAZ VISTA GROSSA PARA O CASO… ESSES TORTURADORES DEVIAM PAGAR NA JUSTIÇA PELOS ATOS COMETIDOS, FICAREM POR TEMPO INDEFINIDO NA PRISÃO !!!!!!!!!!
Que torrem no mármore do inferno!!!!!!!!!!!!!!!!
Boa noite, gostaria de saber mais informações sobre os torturadores na Bahia, porque infelizmente a história da ditadura aqui foi escondida por interesses políticos e econômicos. Estou fazendo uma pesquisa e gostaria de identificar torturadores e militares que foram contra o regime, assim como notícias sobre massacres de tribos indigenas.
Atenciosamente,
Henrique
Eu me chamo Vanessa Costa, eu sou estudante e servente escolar. Eu fiquei surpresa ao ver na lista o nome: ABÍLIO Alcântara……………………………… Tenente Coronel Aviador; serviu no CISA 1971; conhecido como Doutor Pascoal. Ele era da Bahia, de Minas Gerais ou do Ceará (cidade Alcântara)? Por favor, eu sou um dos Alcântara de Minas Gerais, que se mudaram para a Bahia antes do golpe de 64.
E eu fiquei curiosa para saber sobre a Reportagem da Zero Hora, sobre:
http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/politica/noticia/2013/05/documentos-apontam-que-cia-via-em-brizola-a-principal-ameaca-a-ditadura-4127255.html
Por favor, os senhores têm documentos sobre a matéria da ZH?
Realmente a tortura é algo abominavel, só quem já foi torturado e sentiu dor pode saber o que é, mas é usada desde o tempo em que o homem se reuniu em grupo, ainda é a melhor maneira de obter uma informação importante, lamentavelmente enquanto o homem matar seu semelhante com armas, seja qual for o tipo, mãos, pedra, pau, faca, arma de fogo ou bomba, é o método mais eficaz de obter informação.
O interessante é que os grupos guerrilheiro, MR-8, Var-Palmares e outros faziam uso da mesma, igual ao seus algozes, então para evitar que o Brasil virasse um lugar horrível para se viver foi necessário o uso da mesma. O pior é que se usa ainda hoje este método e sempre se usará enquanto existir seres humanos sobre a face da terra. Azar de quem faz coisa errada.
queria saber sobre um homem chamado Sergio que serviu o exercito no ano de 1978 ,ele morava em Piraporinha Diadema Sao Paulo , ele erra um grande amigo da minha tia queria noticias
Por favor me ajudem a encontra-lo
Boa noite. Meu nome é o mesmo do meu avô. Aluizio Figueiredo Gomes que já faleceu. Porém, gostaria de saber o que pesa contra ele. Obrigado
Na ditadura não existia o Mestre EIX o mestre dos mestres. hoje presente no interior de São Paulo, o mestre de todos os mestres e não torturador como na ditadura. suave amigos!!
NO ANO DE 1979 EU FAZIA CURSO PREPARADOR PARA VESTIBULAR NA POLI PERTO DO METRO TIRADENTES…..QUANTAS VEZES ESTAVAMOS EM AULA E LA FORA ESTAVAM POLICIA ARMADA ATRAS DE COMPANHEIROS
UMA VEZ ESTAVAMOS NUMA PIZZARIA E FORMOS OBRIGADOS FUGIR PELOS FUNDOS POIS FOMOS NOTIFICADOS QUE O BATALHÃO DA TORTURA ESTAVA ALI FORA PROCURANDO ALUNOS DA POLI,
MINHA AMIGA A FOTOGRAFA COITADA LEVOU UM TIRO DE BORRACHA NA PERNA. E O PM DISSE VA PUBLICA NA VEJA SÃO NOSSOS ALIADOS…FOI DIFICIL…..MAS ESTOU AQUI VIVINHA.
Bando de terrorista filha da puta, nome dos comuna terrorista ninguém fala.
Jarbas Passarinho mandou torturar o militante comunista BENEDITO SERRA no Comando da 8a Região Militar. Já agonizante foi ‘libertado’ pelo covarde torturador. Um mês depois BENEDITO SERRA faleceu vítima das sequelas das torturas cometidas DENTRO DO QUARTEL.
E JP quer se passar por santo intelectual! Abra-se o procedimento para investigar essa morte no Estado do Pará. TELMO MARINHO advogado
http://www.hojeemdia.com.br/noticias/politica/relatos-de-tortura-levam-comiss-o-da-verdade-do-rio-as-lagrimas-1.128842
Aluizio, cruzando essa reportagem com o livro do Cláudio Guerra (“Memórias de uma Guerra Suja”), esse major Riscala Corbage, também conhecido como Doutor Nagib, é na verdade FREDDIE PERDIGÃO PEREIRA, devem ser a mesma pessoa.
bom acho incrível como pessoas que constam nessa lista ainda hoje possam estar exercendo cargos públicos,assim é o caso de Carlos Alberto Augusto-conhecido como “Carlinhos Metralha” que foi eleito delegado de Polícia de Itatiba,isso é uma afronta as vítimas e a nós,fico indignada que isso ocorra nesse País,assim fica complicada ter orgulho dessa Nação!!!
Fiquei indignado com a lista de policiais, advogados, médicos etc…que li, simplesmente covardes, facínoras se escondendo atrás da patente, jalecos etc.. para torturar de forma abrupta nosso povo cade esse pessoal para eles provarem só dez por cento do que praticaram. Isso é que é o brasil.
Pois é amigo. A ditadura fez uma lei de Anistia anistiando todos os torturadores e assassinos que ocuparam ‘a força o poder. Pode isso? A ditadura se autoanistiou.
A esquerda brasileira sempre foi desunida e desorganizada.
Existem tantos escritórios de detetives particulares espalhados pelo Brasil.
Já era tempo de ter uma lista consistente desses torturadores, com ficha completa e fotos antigas (se tiver) e atuais (obtidas com os detetives).
Expor esses covardes para a sociedade e até familiares (que desconhecem o passado deles), é um grande serviço para a sociedade. Hoje temos as redes sociais, com a velocidade da pólvora, espalhando rapidamente as informações.
Tenho certeza que vizinhos, amigos, alunos, colegas de trabalho, filinhos e netinhos, vão olhar com outros olhos para o vovô torturador, ladrão, estuprador e assassino.
Mãos a obra.
Aderbal dos Santos Tansinski, a sua sugestão é razoável e merece apoio de todos nós, mas infelizmente, dos países em que houve torturas e outros abusos por parte de autoridades em nome do Estado, somente o Brasil não responsabilizou suas autoridades delinquentes e por isso os que ainda vivem se homenageiam e seus parentes ainda vivem dos frutos de suas usurpações. É por falta dessa responsabilização que eles se sentem heróis e zombam do povo brasileiro. Mas se os nossos Congressistas fossem brasileiros sérios e a o nosso Judiciário também fosse constituído por brasileiros assim, a Lei de Anistia já teria sido revogada e todos aqueles acusados teriam sido responsabilizados, evidentemente com direito ao contraditório, e absolvidos ou punidos rigorosamente tendo cassadas suas patentes, postos, aposentadorias e ou outros quaisquer direitos usufruídos do Estado contra o qual se insubordinaram, inclusive os herdados por seus familiares, para que nunca mais outros aventureiros ousassem criar subterfúgios para justificar medidas heterodoxas e garantir a exploração do povo brasileiro pelos que se acham donos do Brasil, mas que na verdade são escravocratas do nosso povo e subservientes do imperialismo.
Não serve de consolo para ninguem que passou por isto, mas sempre me pergunto: OS TORTURADORES DEIXAM OU DEIXARÃO filhos, noras, filhas, netos, netas e; o que estes farão de suas vidas em andamento, será que puxarão a MALDADE DE SEUS PARENTES, uma grande dúvida, ou serão os futuros “BANDIDOS DE SUA PATRIA AMADA “BRASIL”.
Paulo, que pena as suas observações sobre os filhos e parentes dos “torturadores” , hoje os bandidos não possuem fardas , são como lobos em pele de cordeiro , que pena. Cada país possui o governo que ajudou a formar!
presado Dr. Derli Feitas de Pietro
venho por meio deste pedir-lhe que entre em contato conosco, pois temos documentos pendentes desde a década de 70 (aproximadamente) referentes a um FORMAL DE PARTILHA do senhor Manoel Jose nunes; este que vem a ser meu bisavô( pai do já falecido) tilmo Jose nunes (meu avô) e sua esposa,sirlei mariza da silva nunes esta a procura de uma melhor apuracão de fatos ocorridos na época. estamos em um processo de recuperação de terras e precisamos de tal documento.
desde ja agradecemos a sua atençao.
-Erika Letícia nunes marques
——————————————–
A pensar que até hoje a Nação ainda sustenta muitos destes salafrários assassinos, escórias da Nação..
Concordo que o Estado errou em torturar e executar presos políticos na luta contra o comunismo como também penso que foi evitado o mal maior com a subida dos comunistas ao poder quando teríamos perdido nossos direitos básicos de ir e vir, liberdade de expressão e quem sabe a propria vida, como aconteceu em todos os paises onde os comunistas tomaram o poder com suas depurações e execuçoes sumárias de opositores políticos. E terminem com esse argumento de que os comunistas lutavam contra a ditadura pois eles na realidade lutavam pelo poder, financiados pelo Cominter e treinados por Cuba.
Uma grande verdade é que o único pecado foi, reprimir a liberdade de expressão, perseguir os estudantes e os intelectuais. O resto foi dhow de bola tirando as torturas. Quem não se curva para lei, sofre consequencias. A prisão da ditadura formou e deu estudo a grandes pessoas . Dilma, Gabeira e muitos outros. KKKKKKK. Esse país já foi melhor naquela época, pois a saúde, educação e segurança pública funcionavam bem. Depois que os exilados voltaram para o Brasil, começaram a fazer desse nosso governo a merda falida que é. Viva a ditadura.
Luiz, o teu comentário revela a tua total ignorância sobre o tema. Quem não se curvou para a Lei foram os generais que até se insubordinaram. Pegue o R/4 e a constituição que vigorava na ocasião que nem será preciso o amigo pesquisar ouras Leis em vigor na ocasião. Além do mais se o amigo procurar ouvir as delações voluntárias à Comissão da Verdade de vários ex-agentes do regime imposto ilegalmente pelos comandantes insubordinados das nossas forças bélicas, ficará estarrecido e se for realmente um cidadão embuído de razoabilidade e de espírito patriótico, nunca mais postará um comentário tão irresponsável como o que fez numa afrontosa ofensa aos nacionalistas que defenderam a social democracia brasileira que procurava tão somente libertar o BRASIL do julgo do imperialismo. EIS A VERDADE. Mesmo assim quero expressar meus respeitos ao meu xará e provavelmente compatriota.
Darwin,
A Comintern já havia sido extinta na época da ditadura e Cuba praticamente não tinha dinheiro nem pra ela mesma.
Eu acho incrivel como essas pessoas em questão não aparece as fotos delas em nenhum lugar – pode procurar que não acha . por exemplo antonio curcio neto ficou tantos anos no recife e não aparece em nenhuma foto da epoca e nem nos dias atuais como consegue??
TOMADA DO PODER PELA LUTA ARMADA PARA IMPLANTAR O REGIME SOCIALISTA NO BRASIL, TAL COMO FOI FEITO NA CHINA E CUBA. QUEM COMEÇA A GUERRA NÃO PODE LAMENTAR A MORTE….
TODAVIA, O ESTADO NÃO PODE TORTURAR E TAMPOUCO MATAR QUEM ESTÁ SOB SUA CUSTÓDIA.
Prezado bloguista,apenas uma pergunta : Vocês queriam uma democracia ou implantar uma ditadura sangrenta e falida igual a de Fidel de Cuba?Att Junior
Lendo os documentos da época emitidos pela Resistência voce vai ter a resposta
Lendo os documentos das organizações da Resistência você verá que nossa luta prioritária era contra a ditadura e nossa proposta de governo era Democrático e Popular
Lendo os documentos das organizações da Resistência você verá que nossa luta prioritária era contra a ditadura e nossa proposta de governo era Democrático e Popular. No campo internacional eramos – posição pública – contrários “a burocracia soviética. Chegamos a pixar muros mostrando nossa solidariedade aos tchecos quando houve a invasão dos tanques da URS
Meu caro. Há nomes que não deveriam estar aqui.
Essa lista é viciada, me desculpe.
Olá Aluizio Palmar,
Excelente trabalho. Reproduzi em meu blog.
A título de colaboração, aqui vão mais quatro nomes lembrados pelo escritor e jornalista recifense Urariano Motta:
– Adriano Bessa Ferreira
– Aleixo Garcez dos Reis
– Carlos Alberto Ponzi
– Wandenkolk Wanderley
Grande abraço,
zcarlos
ainda tem que da espaço pra uma vagabunda como esta denise nobrega vin aqui defender estes bandidos se for da vantade do povo brasileiro opitar pelo socialismo e dai quem voce sua altoritara
Essa pessoa entrou nesse espaço sem minha autorizaçao.
Ela invadiu, não sei como.
quem foi anisio telli?obam,pacificador,dops?
Vanessa
OBAN- OPERAÇÃO BANDEIRANTES, contra ofensiva da ditadura, exterminou os guerrilheiros do araguaia.
DOPS- Departamento de ordem publica e social. (policia politica)
Pacificador – DUQUE DE CAXIAS.
prezado aluizio,
nasci e me criei em foz do iguaçu. quando eu perguntava aos meus pais sobre a ditadura, eles sempre me diziam que “a ditadura não chegou no paraná”. muito interessante saber que não foi bem assim..
parabéns pelo trabalho,
abraço.
E então Aluizio? Alguma novidade sobre o torturador Aderval Monteiro, codinome Carioca, ex ou ainda atual professor da Academia de Polícia Civil de Praia Grande-SP? Será que ele ainda anda com recorte da revista Veja no bolso da calça? Para contar “vantagem” a respeito das torturas que executava, usando capuz, nos presos por ele seviciados – como o deputado da reportagem da revista que ele carrega ou carregava no bolso.
Grande Aluizio,
como se vê pela notificação acima, seu trabalho de revelar a verdade sofre algumas restrições. É de fundamental importância revelar mesmo o nome e a ocupação desses e tantos outros que se escondem na escuridão dos gritos e gemidos dos torturados e desaparecidos, pois cometeram esses crimes, sob o manto de uma suposta legalidade durante a repressão e não pensaram no desespero das familias dos que nunca foram encontrados.
Para a tortura, não há prescrição, é um peso. Na vida cada um carrega o seu. Parabéns pelo site.
Super abraço e saudades do amigo
Amigo Natanael,
aí estamos firmes no propósito de lembrar para que nunca mais aconteça. O País que não conhece sua História tende a repetir suas tragédias.
Abraços
Aluízio
Aluizío,
O torturador Aderval Monteiro, vulgo Carioca, era até 2006, pasme, “professor” na Academia de Polícia Civil de Praia Grande, localizada no bairro do Boqueirão. Não sei se ainda continua por lá. Costumava se exibir para os alunos sacando do bolso uma página da revista Veja, com reportagem da CPI da tortura na década de 90, em que ele (Aderval) não habia sido reconhecido ao ficar cara a cara com um deputado que ele havia torturado( e segundo ele, empalado), pois usava capuz e o deputado não o reconheceu. Contava isso com ar triunfal e de regozijo, sempre se referindo aos guerrilheiros chamando-os de vermelhinhos. Essa ninguém me contou não, Aluízio. Eu ouvi com os próprios ouvidos.
Comissão da verdade nele! Última vez que o vi foi em 2008 e estava com a mesma pose, apesar de estar andando com uma bengala de metal.
Aguardo o desenrolar…
Luiz Eurico, por favor me dê mais detalhes sobre a localização desta escola. Se possível, o endereço, pois sou jornalista e gostaria de entrevistar este senhor Aderval Monteiro, o “carioca”. Caso tenha o endereço, melhor ainda. Fica em São Paulo? Grata.
Você sabe o nome completo do Aderval Monteiro? Tem mais um nome ou no meio ou no fim.
Amigo, não vou entrar no mérito da questão. Mas você demonstrar alto grau de desconhecimento. No Estado de São Paulo, existiu até o final dos anos 60, a “Escola de Polícia” (ONDE SE FORMAVA OS POLICIAIS DO ESTADO TODO), que ficava na Rua São Joaquim, no Bairro da Liberdade, na Capital; posteriormente, inaugurou-se na Cidade Universitária (Universidade de São Paulo), a “Acadêmia de Polícia Civil” (onde são formados os policiais civis do Estado de São Paulo). PORTANTO, NÃO EXISTE ACADÊMIA DE POLÍCIA CIVIL DA PRAIA GRANDE.
Tem certeza que ele quem está errado Sérgio Pires?! A Academia de Polícia fica na Rua Paraíba, nº 280, no Bairro Boqueirão onde funciona o Núcleo de Ensino Policial Civil do Deinter 6
https://kekanto.com.br/como-chegar/academia-de-policia-civil-5
Prezado Palmar, nessa relação de torturadores está o de ORESTES BLOIS NETTO. Em verdade não o conheci quando tenente e sim como capitão quando foi meu comandante de subunidade no CPOR/RJ em 1969/70. Esse animal mentiroso e caluniador apresentava sinais de ser realmente um maníaco. Provei na justiça em 1971 que ele estava me caluniando, mas infelizmente, estávamos vivendo a época em que não se dava ao subordinado hierárquico o direito ao contraditório e a ampla defesa. Diga-se, estávamos vivendo a época da ditadura dos generais insubordinados de 64, “que foi implantada para que os comunistas não tirassem os direitos democráticos do povo brasileiro”.
Cãndido, o seu depoimento é muito importante. Há muita gente pensando da mesma forma que vc.
É preciso passar a limpo esse passado que ate os dias de hoje incomoda. Enquanto isso nao acentecer
e as responsabilidades serem apontadas o fantasma do autoritarismo estará tutelando a Naçao.
abraços
JAIRO CÂNDIDO ADVOGADOS ASSOCIADOS
Brasília/DF, 05 DE ABRIL DE 2012.
NOME DO SITE
Prezado Senhor,
Na condição de procurador do Srª INDIO BRASIL JOSÉ DE FREITAS, venho por meio desta formalizar a presente
NOTIFICAÇÃO EXTRAJUDICIAL
consubstanciada nos fatos relatados a seguir.
Como sabido, este site vem divulgando em sua página de acesso, informações sobre o ora notificante que não condizem com a realidade desta pessoa.
Em sua página na internet segue uma Lista Detalhada dos Torturadores da Ditadura, dentre os nomes citados aparece o nome do notificante da seguinte maneira:
“ÍNDIO BRASIL JOSÉ DE FREITAS, Major da Engenharia do Exército; servia no 1º Batalhão de Fronteiras-Foz do Iguaçu em 1965”.
Ocorre que o ora notificante nunca trabalhou na inteligência do Exército, sempre foi da área de tecnologia e ainda, nunca serviu no Paraná. Fica, assim, evidente o erro quanto à pessoa do notificante, que não pode ser injustamente acusado e exposto em site aberto como sendo praticante de crime de tortura.
Informamos, pois, que todas as informações veiculadas no site notificado estão sendo objeto de denuncia junto ao ministério Público de Brasília, em virtude da conduta inapropriada que vem sido tomada, qual seja, exposição de fatos e acusações inverídicas.
Tal situação vem causando uma série de abalos e transtornos à condição psicológica do informante.
Por isso, deve cessar a atual prática de atos contra a dignidade de todos os que estão sendo injustamente expostos em seu site, principalmente, do ora notificante.
Repise-se que por diversas vezes foi tentado um contato amigável para uma solução definitiva para o caso sem, contudo, encontrar qualquer resposta razoável. Diante disso, fica Vossa Senhoria intimado a providenciar a efetiva retirada do nome do notificante do cadastro deste “site, no prazo máximo de 10 (dez) dias, sob pena de serem tomadas as medidas judiciais cabíveis, inclusive com imposição da devida ação de reparação de danos cc danos morais com as devidas custas processuais e honorários advocatícios, além é claro, das medidas penais cabíveis com a imediata remessa da presente notificação para o MP para apuração de possível crime de calunia, tendo em vista que este site acusa o notificante de crime hediondo, o que agrava ainda mais a situação.
Atenciosamente,
FREDERICO SOARES DE ALVANREGA
OAB/DF 19.468
SCS – Qd I, Bl “D” – Ed. JK – 14º andar – Cobertura – Brasília/DF – CEP: 70306-900
Tel/Fax: 3226-1150
Em atençao a seu pedido tirei o nome de “ÍNDIO BRASIL JOSÉ DE FREITAS dessa lista, mas ele continua em muitas outras
por esse Brasil afora
E vai deixar de ser torturador por não ter o nome n lista?
Os torturadores se borrando de medo e continuam querendo intimidar.
Devia ter fotos se possivel aos nomes… fica a dica
Pois é, os caras não deixaram pistas, mas algumas fotos nós temos e vamos divulgar.
O jornalista, Antonio Pimenta Neves, que está preso em Sâo Paulo, garante que o Boris Casoy, jornalista e ex-apresentador de telejornal, era integrante do CCC (Comando de Caça aos Comunistas). É interessante verificar esta informaçâo para que todos saibamos a verdade definitivamente.
Esse Boris Casoy participou, quando era estudante do Mackenzie, em São Paulo, do Comando de Caça aos Comunistas (CCC), o grupo que promoveu inúmeros atos terroristas durante a ditadura militar.
Ainda de 1968, ele foi nomeado secretário de imprensa de Herbert Levy, então secretário de Agricultura do governo biônico de Abreu Sodré, em plena ditadura.
Também foi assessor do ministro da Agricultura do general Médici, na fase mais dura das torturas e mortes do regime militar.
Anos depois, Casoy foi para a Folha de São Paulo, jornal que mantinha uma relação simpática e próxima ao regime ditatorial.
Casoy é um ferrenho opositor dos movimentos sociais e direitista de carteirinha
Dizer que o ex ministro Alfredo Buzaid foi torturador não me parece corresponder a realidade. Torturador é uma pessoa que maltrata alguem, na maioria das vezes, fisicamente. Acho que não é o caso de Alfredo Buzaid. Se generalizar, então podemos dizer que Zuzu Angel era subversiva , sòmente porque lutou contra o regime militar para esclarecer a morte do seu filho Stuart, este sim, pessoa que praticou atos terroristas. Lògicamente não era o caso de Zuzu Angel.
Borg , se esse tal Buzaid não era torturador no mínimo era um pai relapso e maldito, pois permitiu que seu filho outro maldito acbasse com a vida de uma criança de 7 anos , entao tem q ser citado sim como conivente com crimes hediondos …. a informação sobre o caso ana lidia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Caso_Ana_L%C3%ADdia
Seria muito importante nessa lista dessas pessoas a sua maioria impune, a idade atual e se estão vivos ou se já morreram, que para quem saibam um dia ainda paguem pelos seus crimes, suas covardias praticado contra quem ia seus regimes, que não podem passar impunes, que para mim não passam de bandidos, COVARDES,que nunca agiam sozinhos.
Marcio meu caro entenda que temos visão de apenas um lado desta história devemos lembrar que destes realmente houveram pessoas criminosas e outras que por estarem juntas ,e não por escolha,foram assim consideradas e que estudantes “revolucionarios” hoje são conhecidos com black blocks então chego a conclusão que se voce nao sabe o que se passo e se baseia em fatos de apenas um site e não era quem estava lá cale-se e reflita sobre o que está falando se é verdade ou mentira se é certo ou errado o que é isto voce um dia entendera o q foi q aconteceu mas por enquanto cale-se na sua falsa certeza e torne-se um homem para investigar e apurar a verdade e não sair falando merda baseado no que leu em um site.Vire um homem pra julgar e se torne perfeito para fazer avalições.Covarde é quem fala sobre os outros atras de um computador para falar sobre estes fatos.
Um torturador não é um covarde?
de repente marcio tambem vão querer nos dizer que a tortura nunca existiu nesse pais,,podes ver que ninguem que tenha o nome na maldita lista assume …a tortura era coisa da cabeça dos torturados.
de repente marcio tambem vão querer nos dizer que a tortura nunca existiu nesse pais,,podes ver que ninguem que tenha o nome na maldita lista assume …a tortura era coisa da cabeça dos torturados.
Ao administrador do site e/ou responsável por esta lista
Solicito apuração detalhada e qual a fonte uitlizada para constar nesta lista, o nome de meu pai, Edgard de Almeida Martins citado como “analista de informações do DOI-CODI ? ”
Considero que há um grande equívoco nesta informação e gostaria de um esclarecimento público, pois além de erro histórico, promover informações falsas sem provas, sobre qualquer cidadão trata-se de crime de calúnia e difamação.
Disposto a qualquer contato para esclarecimento do assunto ,
sem mais
Thaelman, eu recebi a lista do Núcleo de Preservação da Memória Política, de São Paulo e essas informações constam no livro “Combate nas Trevas, de jacob Gorender, páginas 200 e 231.Também no site http://www.desaparecidos.org/brazil/tort/pequena.html
Acho importante que esse caso seja de fato esclarecido, pois temos apenas a palavra de apenas um lado. É importante o contraditório para um esclarecimento definitivo,
Esse é o processo.
Um abraço
Prezado Aluizio, se você for ao site que você mesmo menciona acima verá que ele se refere a “Lista de repressores” e não a “Lista de torturadores” que é uma outra lista, com um link a direita do título da pasta.
Estou falando com os meus advogados pois você está incluindo o nome do meu avô, Gil Lessa de Carvalho, já falecido, como torturador.
Meu avô pediu para ir para a reserva justamente por ser contra, entre outras coisas, a tortura.
Acho leviano este tipo de informação e estou tomando a partir deste momento as medidas legais cabíveis.
Atenciosamente,
Eduardo Telles.
Até o parente do torturador quer intimidar quem ouse pensar.
Os descendentes deveriam é mostrar que se envergonham e não ficar ameaçando como o fez seu parente.