Um mês após o golpe militar de 1 de abril de 1964, uma campanha em larga escala tomou conta do Brasil. Era a campanha “Ouro para o bem do Brasil”. Ou seja, entregue o ouro para o governo. Valia tudo, de aliança de casamento a medalhinhas ou pregadores de gravata.
A coisa ganhou tal vulto – as sessões de doação eram transmitidas pela televisão, a Campanha tomou vulto nacional.
Segundo os organizadores o montante arrecadado era para pagar a dívida externa e salvar o “Brasil do comunismo”.
Os populares que doaram objetos de ouro de uso pessoal, tais como alianças, anéis e outros, receberam em troca uma aliança de metal, com os dizeres “Doei ouro para o bem do brasil- 1964”.
Com o passar do tempo, o governo militar não prestou conta da aplicação dos mais de 400 quilos de ouro e cerca de meio bilhão de cruzeiros doados pela população.
Inúmeras denúncias foram feitas e as autoridades militares sempre saindo pela tangente ou dando informações desmentidas posteriormente.
(Imagens extraídas do documentário “Ouro para o bem do Brasil”, de Gregory Baltz)
Dizem que o Ouro para o bem do Brasil foi parar em bolsos estranhos de políticos despudorados e desumanos!!! OS brasileiros sempre foram enganados! Por parte dos políticos dos diabos!!!
PORQUE A LIBERDADE DE EXPRESSÃO NO BRASIL????? É PARA INGLÊS VER!!! E A GENTE CANSA E A GENTE DESISTE COMO ELES QUEREM!!!
A campanha dos Diários dos Associados foi assombrosa. Cobriam absolutamente tudo. Imparcialidade zero. Assis Chateaubriand encheu as burras de dinheiro com os (dizem) 25% do arrecadado que teriam caído nos cofres da hoje Rede Globo.
Do tempo que eu jovem, 14 anos acreditava no ser humano por ser humana. Foram os tempos das “velhinhas de Taubaté”. Tenho só o anel como prova de uma enganação.
Enfim…
[…] em apologia ao regime. É o caso de Doe ouro pelo Brasil, de Moreno & Moreninho, que incentivava a população a financiar o Governo Castelo Branco. Com a censura, os modões passaram a declarar cada vez mais […]
me lembro perfeitamente do dia em que minha mae que era muito pobre doou sua correntinha quebrada, meus brincos de bebe e um anel com o nome dela. nao existia bijuteria ,ate os pobres tinham ouro, conquistado com luta. recebeu de volta um anel sem vergonha que tornou o golpe militar uma verdade. Amo meu pais, mas algumas epocas me enchem de vergonha.
O pior é que hoje, se o inelegível pedisse ouro, os “cristãos” encheriam os bolsos dele e dos filhos com anéis e colares.
[…] quer ouro para o bem do Brasil, ele que vá dar o rabo pra ver o quanto dói”.( Tomas Togni) https://documentosrevelados.com.br/ouro-para-o-bem-do…/ 3 […]