Há 50 anos um golpe civil-militar derrubava o governo João Goulart. As imagens dos anos de chumbo em Porto Alegre permanecem na memória de personagens que sobreviveram a esse período. É essa memória que será apresentada na série de reportagens PORTO ALEGRE — O MAPA DA REPRESSÃO, exibida no TVCOM 20 Horas a partir desta terça-feira, 1º de abril.
Nossa reportagem acompanhou militantes e vítimas da repressão numa viagem de volta ao passado — de volta aos locais onde foram presos e torturados. Locais como o Presídio Feminino Madre Pelletier, a Academia Militar, a Escola Paulo da Gama, o Palácio da Polícia onde funcionava o DOPS gaúcho e a casa no bairro Bonfim batizada de “Dopinha”.
A série PORTO ALEGRE — O MAPA DA REPRESSÃO tem produção e reportagem de Fernanda Fell e Tanira Lebedeff, reportagem de Leonardo Muller, imagens de Renato Soder e edição de imagens de Fernando Felix Lopes, arte de Karen Ferreira e pesquisa de arquivo de Marcelo Machado.
”.
Existem formas bem piores de tortura nos tempos atuais como a de controle individual total através de uma arma de energia dirigida ao cérebro humano conhecido como tortura psicotronica com uso de voz intracraniana.