Campo Capa Forças Armadas Luta no Campo PC do B PC do B

Carta do Comando da Guerrilha do Araguaia 1972

Nesse documento da Secretaria de Segurança Pública, datado em 23 de Outubro de 1972, consta anexado uma carta enviada pelas forças guerrilheiras do Araguaia a um Deputado Federal.

O movimento guerrilheiro do Araguaia formou-se entre militantes do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) no final da década de 1960, e tinha como objetivo fomentar a revolução socialista baseada em experiências vitoriosas como a Revolução Cubana e a Chinesa.
Na carta, o grupo relata a perseguição que vinha sofrendo pelas forças armadas no qual numerosas tropas ali encontram-se com o objetivo de eliminá-los, assinalam também a violenta repressão que recaia sobre os moradores da região, discorrem sobre as duras condições de vida na região e enfatizam o objetivo de sua luta, derrubar o regime militar.
Infelizmente, após o governo brasileiro tomar conhecimento do grupo, no início de 1972, rapidamente combateu o movimento, assassinando a maior parte dos militantes e aprisionando os sobreviventes. A guerrilha do Araguaia representa um triste marco na história do país, que escracha a repressão e a violência da ditadura militar.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.