A propaganda institucional do governo federal vinculada nos meios de comunicação em 1977, era voltada a exaltação dos símbolos nacionais expressa, em certo sentido, a contribuição dos militares com a nação, pois eles estavam deixando o poder – período da “abertura lenta, gradual e segura” do governo Geisel (1974-1979). A produção do material era de responsabilidade da Assessoria de Relações Públicas (ARP) – órgão que substituiu a Assessoria Especial de Relações Públicas (AERP). Diferente das propagandas do governo Médici, que enfatizavam o milagre econômico, a crise em 1974 modificou o conteúdo das mensagens. Elas passaram a destacar um sentimento de harmonia envolvido em esperança no futuro, essencial, segundo a agência oficial para a superação daquele período.
Porém a criação de um dístico na campanha “O Brasil é feito por nós”, com o formato de um catavento, deu margem a inumeras interpretações. Em 18 de agosto de 1977, a assessoria de Informações do Departamento de Polícia Federal, do Paraná, enviou ao SNI uma análise do dístico sugerindo que o mesmo não fosse usado, tendo em vista sua alusão à cruz suástica em um governo presideido por um descendente de alemães
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