Foz do Iguaçu Geral MR8 Repressão

CROQUIS DE MAPA DA CIDADE DE MEDIANEIRA, FEITO PELO MR8 EM 1967. NA PLANTA CONSTAM AS RUAS, CASAS DAS AUTORIDADES , LOCAIS COMERCIAIS, ETC

 

Em 1967, o Movimento Revolucionário Oito de Outubro – MR8, estabeleceu uma base operacional na Região Oeste do Paraná. Um grupo de militantes da organização, que surgiu em Niterói a partir da Dissidência Comunista do Estado do Rio de Janeiro, fincou pé numa área que ia de Santa Helena à Foz do Iguaçu, Toledo e Cascavel.

Durante quase dois anos, os membros do MR8 percorreram a pé e num Jeep Willys, os caminhos de terra poeirentos  região, fazendo contatos e criando bases camponesas de apoio. Paralela a essa ação, outro grupo passou 14 meses no interior do Parque Nacional do Iguaçu, fazendo trinamento  guerrilheiro e estocando em esconderijos alimentos, caixas de primeiros socorros , algumas armas e munição.

O trabalho de levantamento abrangeu cidades, vilarejos, estradas, pontes e objetivos da luta revolucionária.  O site DR publica em anexo, alguns croquis que o MR8 fez da então nascente cidade de Medianeira.

 

 

PDFs

CROQUIS DE MAPA DA CIDADE DE MEDIANEIRA, FEITO PELO MR8 EM 1967. NA PLANTA CONSTAM AS RUAS, CASAS DAS AUTORIDADES , LOCAIS COMERCIAIS, ETC

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.