Em 1983, quatro anos após a anistia, os partidos políticos estavam sendo reorganizados e a luta pela redemocratização encontrava-se em alto grau.
Naquele então, em Foz do Iguaçu apenas dois partidos faziam o trabalho de oposição, especificamente lutando contra as leis de exceção impostas pela ditadura. Era revogação da Lei de Segurança Nacional, eleições livres e diretas em todos os níveis, liberdade de imprensa e legalização dos partidos comunistas.
Quem levantava essas bandeiras em nível local eram o PMDB e PDT. O PMDB era o partido com maior estrutura e portanto encontrava-se na linha de frente nas lutas pela restauração da democracia. O PT estava nascendo e seu núcleo inicial durante um bom tempo ficou restrito ao canteiro de obras da hidrelétrica de Itaipu.
O documento anexo é de autoria da Divisão de Polícia Federal de Foz do Iguaçu, e nele são descritas as atividades do Setor Jovem do PMDB, que naquela ocasião puxava as atividades do Comitê pela Revogação da Lei de Segurança Nacional, pela qual o jornalista Juvêncio Mazzarollo, encontrava-se preso. No informe são citadas diversas pessoas que militavam na JPMDB e a maioria encontra-se morando em Foz do Iguaçu e sem atividade política partidária.
Documento Revelado:00300/83-SI/DPF.1/FI/PR
Origem: Divisão de Polícia Federal de Foz do Iguaçu
Seção de Informações
Data: 21.10.1983
PB Nº 255/83-SI/SR/DPF/PR
SI/DPF.1/PR
SI/SR/DPF/PR
Fundo:Arquivo da Polícia Federal, Divisão de Foz do Iguaçu/PR
Apoie o Documentos Revelados
Desde 2005 o site Documentos Revelados faz um trabalho único no Brasil de garimpo de documentos do período da ditadura. Ele é dirigido, editado e mantido no ar por uma única pessoa, Aluízio Palmar.
Contribuindo para manter o Documentos Revelados você ajuda a história a não ser esquecida e que nunca se repita.
Copie esta chave PIX, cole no aplicativo de seu banco e faça uma doação de qualquer valor: