No período da ditadura militar eram comum as pixações feitas por populares. Eram ações espontâneas do povo revoltado com o arrocho salarial, a carestia e a falta de liberdade.
No dia 7 de Novembro de 1978, agentes ferroviários, do DOPS, da PF e outros policiais entraram em polvorosa quando o trem UDC. 90 entrou na Linha A, Plataforma 2, da estação Central do Brasil. O motivo do alarde foram algumas inscrições “subversivas” nos vagão 527.
Quando um batalhão de agentes apagavam as inscrições foi encontrado um caderno escolar no vagão, levou os policiais até um menor de 16 anos, estudante do curso ginasial e também no Senai . O menino foi levado até a delegacia do DOPS e levou um pau danado. Decorridas algumas horas de interrogatório os agentes da ditadura liberaram o menor após verificarem que o coitado não tinha nada a ver com as pixações.
As inscrições encontradas no trem eram de protestos contra as eleições viciadas por atos autoritários.
Assim como em 1974, o pleito de 1978 foi realizado pelo governo Ernesto Geisel sob a égide de uma abertura “lenta, gradual e segura” e em nome desse objetivo o chefe da nação urdiu um conjunto de regras para assegurar a maioria situacionista no pleito de 15 de novembro reunidas no Pacote de Abril baixado em 1977. Em resumo, o pacote manteve as eleições indiretas para governador de estado e para assegurar a maioria parlamentar da ARENA no Congresso Nacional criou o senador biônico e ampliou a bancada dos estados menos populosos na Câmara dos Deputados.
DELEGACIA DE ORDEM POLÍTICA E SOCIAL
PB 0253
07 NOV78
ASSUNTO: ” TREM PROCEDENTE DE DEODORO DEU ENTRADA NA ESTACÃO CENTRAL DO BRASIL COM UM VAGÃO PICHADO: “CORAGEM MEU POVO UM DIA ISSO ACABA. (…) GEISEL É LADRAO. VIVA A LIBERDADE”
Os documentos podem ser visualizados em pdf (links abaixo) ou como imagem (JPG)
http://pt.scribd.com/doc/101859138
http://pt.scribd.com/doc/101859104
http://pt.scribd.com/doc/101859149
http://pt.scribd.com/doc/101859156
http://pt.scribd.com/doc/101859162
http://pt.scribd.com/doc/101859172
Apoie o Documentos Revelados
Desde 2005 o site Documentos Revelados faz um trabalho único no Brasil de garimpo de documentos do período da ditadura. Ele é dirigido, editado e mantido no ar por uma única pessoa, Aluízio Palmar.
Contribuindo para manter o Documentos Revelados você ajuda a história a não ser esquecida e que nunca se repita.
Copie esta chave PIX, cole no aplicativo de seu banco e faça uma doação de qualquer valor: