Dissertações e Teses Geral

A Comissão Pastoral da Terra (CPT) e sua atuação junto aos movimentos sociais rurais nas décadas de 1970 e 1980 no Oeste do Paraná

“As intervenções em favor dos pobres, sejam posseiros, pequenos agricultores ou camponeses emergem em um período de nossa história em que velhos personagens entraram em cena: trabalhadores”.

 

O objetivo deste estudo é fazer uma análise da gênese e atuação da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e do seu papel junto aos movimentos de trabalhadores rurais. Em um trabalho ecumênico entre católicos e luteranos, a atuação da CPT teve relevância nas mobilizações reivindicatórias e de resistência durante a ditadura militar no Oeste paranaense. Busca-se identificar as críticas e as possíveis soluções direcionadas aos problemas que afligiram indígenas, pequenos agricultores, posseiros e trabalhadores rurais no processo de modernização econômica da última fronteira agrícola no Paraná, e compreender se a CPT exerceu uma função ideológica no direcionamento dos movimentos emergidos nas décadas de 1970/80.

Tese de doutorado. Maria José Castelano, PUCSP, 2018.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.