Foz do Iguaçu Fundo Foz do Iguaçu Mov.Estudantil Polícia Federal Resistência

JOVENS DO PMDB DE FOZ DO IGUAÇU, FORAM FORAM CONSIDERADOS SUBVERSIVOS DEVIDO LUTA POR DEMOCRACIA

Em 1983, quatro anos após a anistia, os partidos políticos estavam sendo reorganizados e a luta pela redemocratização encontrava-se em alto grau.

Naquele então, em Foz do Iguaçu apenas dois partidos faziam o trabalho de oposição, especificamente lutando contra as leis de exceção impostas pela ditadura. Era revogação da Lei de Segurança Nacional, eleições livres e diretas em todos os níveis, liberdade de imprensa e de organização partidária.

Quem levantava essas bandeiras em nível local eram o PMDB e PDT. O PMDB era o partido com maior estrutura e portanto encontrava-se na linha de frente nas lutas pela restauração da democracia. O PT estava nascendo e seu núcleo inicial durante um bom tempo ficou restrito ao canteiro de obras da hidrelétrica de Itaipu.

O documento anexo  é de autoria da Divisão de Polícia Federal de Foz do Iguaçu, e nele são descritas as atividades do Setor Jovem do PMDB, que naquela ocasião puxava as atividades do Comitê pela Revogação da Lei de Segurança Nacional, pela  qual o jornalista Juvêncio Mazzarollo, encontrava-se preso. No informe são citadas diversas pessoas que militavam na JPMDB e a maioria encontra-se morando em Foz do Iguaçu e sem atividade política partidária.

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.