Polícia Federal

Laudo de Exame de Necropsia de Alberi Vieira dos Santos

Estado de Paraná

Divisão de Polícia Federal

Seção de Informações

00043/79-SI/DPF/FI/PR

10ABRIL79

PS 11/79 SI/SR/DPF/PR

EX-SARGENTO ALBERI VIEIRA DOS SANTOS

LAUDO DE EXAME DE NECROPSIA

Em julho de 1974, o ex-sargento Alberi Vieira dos Santos  atraiu ao Brasil cinco remanescentes da VPR que estavam refugiados em Buenos Aires. Junto, veio o argentino Enrique Ernesto Ruggia, de 18 anos. Todos foram mortos numa emboscada, no Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná. Os corpos desapareceram.
O sargento Alberi transitava pelo Chile e pela Argentina como espião do Centro de Informações do Exército (CIE), tentando captar exilados com falsos planos de reativar a guerrilha no Brasil. Alberi convenceu o comandante da VPR no exílio, Onofre Pinto, a deixar Buenos Aires naquele inverno de 1974.
Além de Onofre, foram executados os irmãos Daniel e Joel José de Carvalho, José Lavéchia, Víctor Carlos Ramos e o argentino Enrique Ruggia, estudante de veterinária. Onofre era o mais visado pela repressão naquele momento, por ter sido sargento do Exército e um dos fundadores da VPR. Apesar das escavações, os cadáveres não foram encontrados.
– Alberi agiu a sangue frio, cumpriu rigorosamente o papel que lhe coube dentro do planejamento de atrair exilados para o território nacional .
A descoberta de que o sargento Alberi era agente duplo surpreendeu grupos de esquerda. Nascido em Campo Novo, ao norte do Rio Grande do Sul, ele defendeu a Campanha da Legalidade e foi preso com o golpe de 1964. No ano seguinte, foi o subcomandante da malograda investida guerrilheira do coronel Jefferson Cardim, em Três Passos.

No 1º Batalhão de Fronteiras, em Foz do Iguaçu, teve comportamento duvidoso e nos anos 70 andava acompanhado de agentes do S2 e frequentava o quartel com naturalidade.  Ainda no início da década de 70 foi preso pela  Brigada e solto após um telefonema de uma alta autoridade militar.
Após desavenças com jagunços e pistoleiros-policiais, Alberi foi assassinado em 1979, aos 42 anos, na próximo a cidade de Medianeira.O corpo apareceu crivado de balas.

.

Você também pode gostar...

1 comentário

  1. Muito bom! Estou sempre tentando aprender essas coisas,
    mas preciso melhorar o entendimento ainda. Facilitar passar
    nos testes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.