ciex DOI CODI DOPS dos Estados Forças Armadas Fundo Aluízio Palmar Geral Imprensa Nacional Ministérios Polícia Federal Repressão SNI VPR

SEQUESTRO EMBAIXADOR SUÍÇO. COMUNICADOS E MENSAGENS ENTRE A VPR E A DITADURA MILITAR. RELAÇÕES DE PRESOS E SUBSTITUIÇÕES

 

O embaixador foi sequestrado no dia sete de dezembro de 1970 e libertado no dia 16 de janeiro de 1971.

Foram 40 dias de negociação entre os guerrilheiros da Vanguarda Popular Revolucionária e a ditadura militar.

Nesse período diversos comunicados foram emitidos pelos guerrilheiros e pela ditadura. Os documentos da VPR eram colocados em diversos locais, como por exemplo, em igrejas ou enviados para redações de jornais ou sucursais da imprensa estrangeira.

O site Documentos Revelados publica em primeira mão os comunicados da guerrilha e as mensagens das autoridades, além das cartas enviadas pelo Embaixador Giovanni Bucher.

Entre as mensagens das autoridades, estão as relações dos presos políticos enviadas pela VPR, as substituições em casos de negativas de libertação pela ditadura e também os casos de presos políticos que não aceitaram sair do país.

São dois arquivos em PDF,  contendo toda a documentação.

Você também pode gostar...

5 comentários

  1. Documentação importantíssima, desvelando a História. Parabéns, Aluízio, por sua perseverança na pesquisa e na divulgação dos fatos desse período doloroso e ainda tão desconhecido de nossas vidas.

    1. obrigado meu irmão

  2. Acabo de ler pela segunda vez seu livro sobre a morte do “grupo de Onofre”, essas historias precisam estar sempre vivas em nosso sociedade, ainda mais em tempos sombrios que batem a nossa porta. Para que nunca se esqueça, para que nunca mais aconteça!! Obrigada por seu trabalho. Imensa admiração!

    1. Obrigado Juliana

    2. Prezada Juliana,
      AJUDE MANTER O SITE DOCUMENTOS REVELADOS “NO AR”
      Eu comecei a editar o site Documentos Revelados em 2009, com o objetivo de popularizar o acesso aos documentos da ditadura e os documentos emitidos pelos movimentos de Resistência ao arbítrio.
      Para compor o acervo eu viajei pesquisando nos arquivos estaduais, arquivos da Polícia Federal e no Arquivo Nacional.
      Considero essa missão como uma tarefa, e sinto-me gratificado por ela.
      Porém, desde o ano passado tenho tido dificuldade para cobrir os custos de hospedagem e e da manutenção que é feita pelo webmaster Bruno França.
      Esses custos e mais o dos envios das newletters, eu tenho feito com os meus recursos de aposentado como servidor administrativo médio.
      faça a sua contribuição acessando o link abaixo
      https://www.kickante.com.br/campanhas/documentos-revelados/atualizacoes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.