DOPS dos Estados

OFÍCIO DO CONSUL DO JAPÃO EM RECIFE AO DOPS SOBRE OS ESTUDANTES DO EXÉRCITO VERMELHO JAPONÊS

O Exército Vermelho Japonês é um grupo comunista que surgiu em meados de 1969. Os universitários japoneses agrupados na poderosa Zengakuren, a Federação de Estudantes, protestavam contra as universidades privadas a quais acusavam de “preparar mão de obra para servir os monopólios”, além de serem más formadoras e excessivamente caras. No crescente movimento de protesto conviviam formações diversas como a Liga Marxista Leninista, de tendência maoísta; a Federação Trotskista; e as Juventudes Comunistas. Os partidos políticos se mostravam incapazes de solucionar os problemas do povo e a apatia das pessoas se refletia em que mais de 30% dos eleitores não iam às urnas quando tinham que eleger representantes. Cansados das eternas discussões e dispostos a “passar à ação”, uns 400 universitários de origem pequeno-burguesa se desligaram da Federação Trotskista e formaram o Exército Vermelho.

Em 31 de março de 1970, nove deles abordaram um avião da linha aérea japonesa e o desviaram para a Coreia do Norte. Os pilotos tentaram enganá-los aterrizando a aeronave na capital da Coreia do Sul, Seul, mas a manobra não deu certo e chegaram finalmente a Pyongyang, onde se comprovou que as pistolas e bombas que exibiam eram de mentira. Só as katanas e as facas eram reais.

O membros do Exército vermelho Japonês foram perseguidos internacionalmente. O documento em anexo é um ofício  enviado pelo Cônsul do Japão em Recife ao chefe do Departamento de Ordem Política e Social de Pernambuco.

 

Apoie o Documentos Revelados

Desde 2005 o site Documentos Revelados faz um trabalho único no Brasil de garimpo de documentos do período da ditadura. Ele é dirigido, editado e mantido no ar por uma única pessoa, Aluízio Palmar.

Contribuindo para manter o Documentos Revelados você ajuda a história a não ser esquecida e que nunca se repita.

Copie esta chave PIX, cole no aplicativo de seu banco e faça uma doação de qualquer valor:

palmar64@gmail.com

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.