O poderoso Anibal Khuri, que durante anos dominou a política paranaense foi investigado principalmente por denúncias de grilagem de terras indígenas. “Ficou consignado que Aníbal Khury teria praticado ilícitos como abuso de poder político e econômico, ‘tráfico de influência’, ‘corrupção’, ‘enriquecimento ilícito’ e, no que se refere ao tema em questão, apropriação fraudulenta e grilagem ‘de extensas áreas de terra no Paraná’”, diz o Relatório da Comissão Geral de Investigações.
Segue o Relatorio da CGI, “o Sr ANlBAL KHURY goza de grande prestígio no seio da PMEP, onde ê considerado “coronel honorário” e aoaha de ser convidado para patrono da turma de alunos daquola Corporação que se diplomarão oficiai s no próximo mês. Na Secretária de Segu
rança do Estado, o politic o em causa usufrae, de benefícios pessoais.
6. E, atualmente, além de Secretário da ARENA, também Secretário da Assembléia Legislativa do Estado do PARANA, onde maneja vultosas verbas, que lhe asseguram uma posição de influência in -conteste entre os parlamentares paranaenses, motivo pelo qual f o i eleito , jâ por várias vêzes, para a posição que ocupa naquel a Casa.
7. Contudo, a ação do Sr ANlBAL KHURY não se faz^sentir apenas no campo político. São notórios os comentários sobre a sua participação em atos de corrupção ern órgãos estaduais e autarquias, onde os seus comentados, digo, seus desmandos são comenta dos, nas ante-salas, e sua figur a de corrupto e corruptor assume maiores proporções ainda.”
Os documentos da CGI seguem em anexo