Fundo Foz do Iguaçu Repressão

DURANTE A DITADURA AMEAÇARAM ENQUADRAR COM O AI 5 ALUNOS E PROFESSORES DE COLÉGIO DE SANTA HELENA – PR

Uma briga, entremeada por fofocas gerais,  entre prefeito, presidente da CNEG de Santa Helena, diretor e professores do Colégio   Rocha Pombo, acabou tendo a intervenção do comandante do Destacamento Local do 1º Batalhão de Fronteiras, sediado em Foz do Iguaçu. Diante da pressão para afastar o diretor e funcionários acusados de liberalidade pela ” falta de compostura das professoras que usavam saias curtas” e pelos uniformes de educação física, considerados  indecentes usados pelas autoridades, alunos e professores anunciaram uma greve. A resposta foi o enquadramento de todos que fizessem greve no abominável Ato Institucional Número 5 – AI5.

E como não poderia deixar de ser naqueles anos cinzentos de tirania foi encontrada uma ”  infiltração comunista” no movimento, o funcionário Plínio Angeli, cujos antecedentes políticos foram exaustivamente vasculhados.

http://pt.scribd.com/doc/117956752

http://pt.scribd.com/doc/117956757

http://pt.scribd.com/doc/117956759

http://pt.scribd.com/doc/117956771

http://pt.scribd.com/doc/117956774

 

Aluizio Palmar

Aluízio Ferreira Palmar, nasceu em 24 de maio de 1943, em São Fidélis, Estado do Rio de Janeiro. Em sua juventude estudou na Universidade Federal Fluminense e, devido à sua militância revolucionária foi preso e banido do país, após ter sido trocado, juntamente com outros 69 presos políticos pelo Embaixador da Suíça no Brasil. Depois de passar oito anos entre o exílio e a clandestinidade, deu início, após a Anistia Política, a carreira jornalística que completou 50 anos.
Aluízio Palmar foi consultor da Comissão Nacional da Verdade e da Comissão estadual da Verdade do Paraná, tendo seu trabalho de pesquisador dado origem ao site Documentos Revelados

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.