Capa Censura Geral Imprensa Polícia Federal Repressão

Repressão contra o jornal Opinião (1973)

O arquivo trata-se de um documento sigiloso produzido pelo Ministério da Aeronáutica, enviado ao Chefe do Serviço de Comunicações, com o objetivo de instruir um processo sigiloso contra o jornal Opinião. Elaborado no contexto da ditadura militar brasileira, o documento é uma expressão clara da vigilância e repressão exercidas contra a imprensa alternativa, especialmente aquela considerada crítica ou alinhada à “subversão” e aos ideais “comunistas”, como definido na doutrina de segurança nacional vigente no período.

Além de diversas edições do jornal Opinião, o arquivo inclui levantamentos minuciosos sobre seus funcionários, com listas que identificam nomes, funções, remunerações, observações pessoais e técnicas, tudo com o objetivo de mapear e monitorar a estrutura de produção do periódico. Essa sistematização revela a forma como os órgãos de repressão não apenas censuravam conteúdos, mas buscavam desarticular os veículos de comunicação desde sua base organizacional, tratando jornalistas, gráficos, distribuidores e colaboradores como suspeitos em potencial. O material expõe uma lógica de controle total, em que a prática jornalística crítica era considerada uma ameaça à segurança do regime.

A análise do documento mostra o funcionamento do aparato repressivo do Estado no campo da informação e da cultura, e como a repressão se dirigia não só ao conteúdo publicado, mas também às pessoas e redes envolvidas na produção da informação independente. O caso do jornal Opinião, um dos expoentes da imprensa alternativa nos anos 1970, revela o caráter sistemático e burocratizado da perseguição à liberdade de expressão, e o modo como os militares buscavam silenciar as vozes dissonantes. O documento, portanto, é uma fonte histórica de altíssimo valor, tanto para entender os mecanismos da censura e da repressão institucional à imprensa, quanto para identificar as estratégias de resistência intelectual e política durante os anos de chumbo no Brasil.

Apoie o Documentos Revelados

Desde 2005 o site Documentos Revelados faz um trabalho único no Brasil de garimpo de documentos do período da ditadura. Ele é dirigido, editado e mantido no ar por uma única pessoa, Aluízio Palmar.

Contribuindo para manter o Documentos Revelados você ajuda a história a não ser esquecida e que nunca se repita.

Copie esta chave PIX, cole no aplicativo de seu banco e faça uma doação de qualquer valor:

palmar64@gmail.com

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.