No âmbito do aniversário de 50 anos do Pasquim (1969-1991) a Fundação Biblioteca Nacional disponibiliza todas as 1.072 edições digitalizadas, com possibilidade de busca por palavras no conteúdo digitalizado.
O trabalho de digitalização contou com o apoio da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e do cartunista Ziraldo que cederam exemplares para completar a coleção da Biblioteca Nacional.
Além das edições digitalizadas, o site conta com uma seção de “memórias” onde estão disponibilizados textos produzidos por colaboradores do Pasquim e índices de colaboradores e seções do jornal, trazendo uma nova experiência para o público. Foram identificados mais de quatro mil colaboradores e mais de duzentas seções ao longo dos vinte e dois anos em que o Pasquim circulou.
As edições digitalizadas estão disponíveis no portal de periódicos da Biblioteca Nacional – a Hemeroteca Digital Brasileira – e passam a integrar um acervo de mais de sete mil títulos de periódicos históricos em formato digital
Não há jeito de abrir a coleção de O Pasquim – em nenhum de meus três equipamentos, na residência e no escritório, redes diferentes, portanto.
Os senhores sabem qual é o problema aí?