DOPS dos Estados Forças Armadas PCBR Repressão

PRONTUÁRIO DE ANTONIO PRESTES DE PAULA, DIRIGENTE DO PCBR

Antônio Prestes de Paula nasceu em 1939.

Sargento da Aeronáutica, era uma das principais lideranças do movimento dos sargentos, que integrava a rede de organizações que apoiavam as chamadas reformas de base — agrária, urbana, educacional, constitucional — preconizadas pelo governo do presidente João Goulart (1961-1964).

Prestes de Paula liderou, em setembro de 1963, a revolta dos sargentos ocorrida em Brasília. A revolta reuniu 650 sargentos, cabos e soldados da Marinha e da Aeronáutica e foi causada pela decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em reafirmar a inelegibilidade dos sargentos, prevista na Constituição de 1946, para os órgãos do Poder Legislativo. O levante foi rapidamente reprimido e Prestes de Paula preso. Ficou detido até a anistia concedida pelo presidente.

Após o golpe militar que depôs Goulart, em 31 de março de 1964, e instaurou um regime ditatorial, Antônio Prestes de Paula foi expulso da Aeronáutica e condenado a 20 anos de prisão. Em maio de 1969, participou de uma fuga juntamente com outros presos e exilou-se do país, retornando de Paris depois na anistia política ocorrida em agosto de 1979.

http://pt.scribd.com/doc/134382004/Br-Sp-Apesp-Deops-San-p001558-01prestes

 

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.