capa Censura Cultura CULTURAL Divisão de Censura Polícia Federal

CENSURA POLÍTICA E MORAL, CONSIDEROU INADEQUADAS LETRAS MUSICAIS QUE FALAVAM SOBRE SEXO

A censura musical inserida no âmbito da moral e dos bons costumes  foi potencializada nos tenebros anos da ditadura militar.
A censura musical e todas as outras que fizeram parte do conjunto conhecido por diversões públicas eram feitas previamente, o que conferiu ao processo censório uma grande capacidade de coerção.
A censura prévia era uma atividade legal do Estado desde a Constituição de 1934 – que introduziu no sistema jurídico a censura prévia aos espetáculos de diversões públicas. A Constituição de 1937 aumentou a área de atuação da censura, incluindo a radiodifusão. A Constituição de 1946 ratificou os ditames acerca da censura que já existiam na Constituição de 1937. A partir de 1965, uma nova
legislação censória foi sendo construída pelo regime militar, aproveitando muitos artigos já existentes e criando novos mecanismos que melhor atendessem às suas necessidades coercitivas. A ação censória, institucionalizada em códigos e leis, foi orientada no sentido de preservar a moral vigente e o poder constituído.
Com Maika Lois Carocha

A CENSURA MUSICAL DURANTE O REGIME
MILITAR (1964-1985)

CENSURA POLÍTICA E MORAL, CONSIDEROU INADEQUADAS LETRAS MUSICAIS QUE FALAVAM SOBRE SEXO

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.