http://pt.scribd.com/doc/139003515/Apreensao-de-Armas
No Rio Grande do Sul, logo no início de abril DE 1970, a repressão desmantelou a área tática (AT) da Vanguarda Popular Revolucionária, localizada na Barra do Rio Turvo, em Três Passos. Na ocasião foram presos quase uma dezena de militantes que integravam a “Sociedade Pesqueira Alta Uruguai Ltda.”, empresa de “fachada” da VRP. Em túneis escavados nas barrancas do Rio Uruguai, nas proximidades da barra do Turvo, foi encontrado grande quantidade de armas, munições e material de acampamento.
Em maio de 1970, as acomodações, o quartel da Brigada Militar, atual Hospital de Caridade de Três Passos, eram ocupadas por diversos presos políticos ligados à Vanguarda Popular Revolucionária – VPR, que lutava contra a ditadura, a exemplo de outros movimentos de esquerda. A base do grupo era em Barra do Turvo, onde foi instalada, como fachada, uma empresa pesqueira.
Foram presos Reneu Geraldino Mertz e José Bueno Trindade, a época vereadores de oposição em Três Passos, além do italiano líder do grupo, Roberto de Fortini. O jovem estudante Antonio Alberi Maffi, posteriormente eleito prefeito em dois mandatos na cidade de Braga também integrava o grupo.
O jornal O Observador, edição de 16/05/1970, relaciona os nomes dos que foram presos e liberados após depoimento: Pedro Castilhos da Luz, Seno Pedro Franzenkrever, Tamarino de Oliveira Santa Helena, Albano Arno Stumpf, Teresio Goi, Brasil Oliveira, Agenor Rodrigues, Ervino Reinhardt Fitz, Helio Teodoreto Machado, Pedro Rodrigues do Nascimento e Antonio Alcides Nardão.
A notícia informava a prisão de Roberto de Fortini, Luiz Carlos Silveira, Sergio Guimarães, João Batista Maria, Bruno Piola, Jaime da Silva Ramos e Belmar Carlos Palma, de Passo Fundo; Romeu Nortzold e Paulo Stradtmann, de Irai; Antonio Alberi Maffi, de Braga e Dolantina Nunes Monteiro, Dorival Mertz, Azildo Schuster, João Goi, José Bueno Trindade e Reneu Geraldino Mertz,
Um dos melhores trabalhos de pesquisa sobre este fato é de autoria de Cátia Lang Prieto, que em 2003 escreveu A ATUAÇÃO DA VPR NA REGIÃO DE TRÊS PASSOS. Trata-se um trabalho de conclusão de curso de História, para a Universidade Regional do Noroeste do RS.
A partir do depoimento de seu tio Antônio Alberi Maffi, Cátia Lang, pesquisou e deixou um importante legado para a memória histórica da luta contra a ditadura .
O trabalho de Carla Lng Prieto em PDF pode ser acessado clicando no link acima do texto Título A Atuação da VPR em Três Passos