Capa Censura Cultura Divisão de Censura Mulheres

Censura dos livros de Rose Marie Muraro (1972)

Neste arquivo contém compilado a documentação referente à proibição e censura dos livros A mulher na construção do mundo futuro (1975) e A automação e o futuro do homem (1968), ambos escritos por Rose Marie Muraro

Rose Marie Muraro foi uma importante brasileira, atuando como escritora, editora e militante feminista. Seus livros abordam temas como desigualdade de gênero, transformação social, economia, ciência e tecnologia — sempre com uma perspectiva progressista e crítica do sistema vigente.
Durante a ditadura, o regime estabeleceu um rígido controle sobre a produção cultural e intelectual, através de censura prévia, repressão e perseguição a autores considerados subversivos. As ideias defendidas por Muraro, especialmente a crítica ao patriarcado e à estrutura de poder dominante, foram consideradas perigosas pelo regime.
Essas proibições ilustram como a ditadura buscava silenciar vozes que propunham um futuro mais democrático, inclusivo e igualitário — especialmente quando essas vozes vinham de mulheres como Rose Marie Muraro, que desafiavam a estrutura patriarcal e autoritária da época.

Sobre os livros:
-“A mulher na construção do mundo futuro” (1975): Nesse livro, Muraro discute o papel histórico da mulher e defende sua participação ativa na transformação da sociedade. Como o regime via o feminismo como uma ameaça à “ordem natural” e aos valores tradicionais da família, o livro foi censurado.

“A automação e o futuro do homem” (1968): Neste, Muraro reflete sobre os impactos sociais e econômicos da automação e das tecnologias emergentes. O foco estava nas mudanças no trabalho, na alienação humana e na necessidade de uma nova organização social. O pensamento crítico e a defesa de uma sociedade mais igualitária fizeram com que também entrasse no radar da censura.

Apoie o Documentos Revelados

Desde 2005 o site Documentos Revelados faz um trabalho único no Brasil de garimpo de documentos do período da ditadura. Ele é dirigido, editado e mantido no ar por uma única pessoa, Aluízio Palmar.

Contribuindo para manter o Documentos Revelados você ajuda a história a não ser esquecida e que nunca se repita.

Copie esta chave PIX, cole no aplicativo de seu banco e faça uma doação de qualquer valor:

palmar64@gmail.com

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.