Mohamad Ibrahim Barakat é um cidadão exemplar. Filho do velho Barakat, o primeiro mascate que chegou à Foz do Iguaçu e que mais tarde se estabeleceu no comércio. Foi bem sucedido em suas atividades empresariais e assim criou e educou seus filhos. Mohamad Ibrahim foi estudar “lá fora”. Voltou formado em engenharia e seguindo a tradição familiar dedicou-se ao comércio. Eu o conheci quando ele era o proprietário da Loja Novo Mundo, que ficava localizada na Avenida Brasil com a Travessa Cristiano Weirich. Boa praça, sossegado e engajado nas lutas de libertação nacional nos seis continentes. Mas Barakat sempre foi uma pessoa enraizada nos problemas da comunidade. Militou no PMDB, foi vereador, candidato a deputado federal, lider empresarial e articulador da comunidade árabe- libanesa de Foz do Iguaçu.
Devido a essas múltiplas atividades, mas principalmente por suas posições contrárias à política agressiva do imperialismo norte-americano, Mohamad Ibrahim passou a ser “controlado” pela Polícia Federal.
Aliás, a comunidade árabe de Foz do Iguaçu sempre foi alvo de espionagem por parte dos órgãos de segurança. No período da ditadura civil-militar (19644/1985) o controle era feito exaustivamente e nos arquivos da Polícia Federal e em outros fundos é possível encontrar diversos documentos que retratam essa época de perseguição ideológica, política e étnica.
Constituída basicamente por libaneses, a comunidade árabe está perfeitamente inserida na vida social, empresarial e política de Foz do Iguaçu. Apesar dessa inserção histórica, as reuniões e atividades de seus membros eram espionadas pelos agentes da repressão.
DOCUMENTO 1
ACE 4587/83
Origem: Serviço Nacional de Informações
Data: 22JUL83
Título: Atividades de Mohamad Ibrahim Barakat junto à Comunidade árabe de Foz do Iguaçu e Presidente Stroessner
DOCUMENTO 2
Informe 0997/83-SI/SR/DPF/PR
Origem: Departamento de Polícia Federal
Data: 16OUT83
Referência: SI/SR/DPF/PR
Difusão: ACT/SNI
Título : Atividades de Mohamad Ibrahim Barakat junto à Comunidade árabe de Foz do Iguaçu e Presidente Stroessner
DOCUMENTO 3
Pedido de Busca: 0127
Origem: Serviço Nacional de Informações
Data: 30SET83
Difusão: 5 RM-SR/DPF/PR
O documento não está mais disponível?? Gostaria de ter acesso para pesquisa. Deixo meu contato 998214565
https://documentosrevelados.com.br/localizado-documento-da-policia-federal-revelando-perseguicao-a-comunidade-arabe-de-foz-do-iguacu/