Durante o processo de abertura política do Brasil, foi registrada uma série de atentados que pretendia frear a passagem da ditadura militar para a democracia, como, por exemplo, os atentados à sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Associação Brasileira de Imprensa (ABI). Nesse contexto, buscava-se, ainda, evitar que se propagassem ideais contrários à permanência do regime e a favor da transição política, que se almejava lenta e gradual.
Os documentos aqui anexados registram atendados e boatos de bomba em vários locais das cidades de Santos e Cubatão, a maioria delas praticadas por grupos de extrema direita.
Nos anos de 1981 e 1981, constam nos registros policiais atentados em cinema, escolas, hotel, banca de jornais e até em inauguração de cemitério..
O silêncio diante de tanto horror descritos aqui seria mais aconselhava.Estamos em novembro de 2022 e neste exato momento a extrema direita está nas portas dos quarteis pedindo golpes.Seriam eles seres humanos cruéis ou seria ignorância?Os relatórios aqui mostrados explicitam dor,angústia,desesperos, medo,medo e medo, daqueles que foram torturados até na alma.