ciex Forças Armadas Ministérios Operação Condor Repressão Resistência

MILITARES BRASILEIROS VESTIRAM UNIFORMES DO EXERCITO ARGENTINO EM VIAGEM CAMUFLADA PARA ZONA DE OPERAÇÃO ANTIGUERRILHA

Um telegrama da Embaixada do Brasil em Buenos Aires, informa ao Ministério das Relações Exteriores, em Brasília,  a respeito de viagem à província de Tucumán, dos Adidos do Exército e da Marinha do Brasil na Argentina. O objetivo da viagem, realizada a convite do governo argentino, foi o de conhecer o “teatro de operações” do “combate à subversão” na província do norte da Argentina.

Porém, em seu informe, o agente do Centro de Informações no Exterior (CIEX) , revela que a missão teria o caráter de reservada e camuflada e que os adidos militares foram informados pelas autoridades argentinas, que a viagem deveria ser justificada como de lazer no Balneário de Mar del Plata  e que os militares brasileiros deveriam vestir uniforme de combate do Exército Argentino.

Trata-se de mais um documento que comprova a estreita coordenação entre as forças militares de Brasil e Argentina em atividades de contra-insurgência no período de vigência da Operação Condor.

Apoie o Documentos Revelados

Desde 2005 o site Documentos Revelados faz um trabalho único no Brasil de garimpo de documentos do período da ditadura. Ele é dirigido, editado e mantido no ar por uma única pessoa, Aluízio Palmar.

Contribuindo para manter o Documentos Revelados você ajuda a história a não ser esquecida e que nunca se repita.

Copie esta chave PIX, cole no aplicativo de seu banco e faça uma doação de qualquer valor:

palmar64@gmail.com

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.