A última vez que eu vi o doutor Agostin Goiburú foi em sua clínica. Ele era um dos líderes da Frente Revolucionária Colorada, organização que o núcleo da VPR na região do Alto Paraná mantinha boas relações e desenvolvia trabalhos conjuntos.
Quando cheguei a secretária assustada me fez entrar direto no consultório. Goiburú me passou um informe do que estava sendo feito e disse que estava sendo controlado dia e noite e que naquele mesmo instante havia agentes postados do lado de fora.
Em seguida ele enfaixou meu braço esquerdo – o direito deixou livre para em caso de necessidade eu resistir à tiro, e mandou eu sair rápido. Foi o que eu fiz.
Algum tempo depois Agostin Goiburú foi sequestrado quando chegava em seu consultório de ortopedista. Levaram o médico para o Paraguai. Goiburú consta da lista de desaparecidos políticos e segundo provas colhidas pelas organizações de DDHH e seu familiares ele teria sido torturado até a morte e seu corpo escondido.
O documento em anexo revela o plano de sequestro do doutor Agostin Goiburú. Nele, os agentes da repressão informam como seria a captura, forma de atuação e quantos homens atuariam no diagoiburu uma morte anunciada.
O Documentos Revelados utiliza cookies. Ao utilizar este site você concorda com nossa Política de Privacidade e o uso que fazemos de cookies para melhorar sua experiência como usuário.